Ultima atualização 06 de agosto

A mudança por um seguro mais justo

CQCS Insurtech & Inovação debateu tema. Executivos disseram ser fundamental enxergar o cliente de todos os ângulos para fidelizá-lo

Insurtech e Inovação – Enxergar com mais profundidade a questão do perfil de cada um, ter a visão do cliente em todas as esferas. Esta foi a tônica da palestra “Perfil ou Persona – A grande mudança por um seguro mais justo”, realizada durante o CQCS Insurtech & Inovação. Para debater o tema, um time de especialistas com larga experiência de mercado foi reunido para fazer uma reflexão com os participantes.

Os palestrantes trouxeram provocações e insights no que se refere ao perfil do novo consumidor. Regina Simões, diretora executiva da Bradesco Seguros, considera a importância de se entender como as pessoas (clientes) estão se comportando atualmente para que uma organização possa utilizar toda a tecnologia disponível no mercado.

Em sua visão, informações como dados demográficos do cliente não são mais o bastante para garantir a fidelidade do consumidor. A questão comportamental desse cliente, suas preferências, suas reais motivações e o modo como se relaciona com outras pessoas é fundamental. “À medida em que eu conheço mais quem compra, começo a responder questões mais importantes. As pessoas utilizam o seguro de formas diferentes”.

Mas, como vender? Indagou Regina à plateia. “O timing das pessoas muda. Os riscos e preocupações são diferentes. Será que o valor a ser cobrado deve ser o mesmo? São muitos desafios e temos que conseguir trabalhar a complexidade de informações e as mudanças que ocorrem frequentemente”.

Ao iniciar sua apresentação, Marco Antonio Antunes, vice-presidente de Operações da SulAmérica Seguros fez uma provocação ao público: “Quem são esses clientes? Onde estão? O que eles querem? Quem transforma as organizações são as pessoas. Elas vêm antes da tecnologia”.

Antunes salientou a importância do atendimento por parte das empresas. Atualmente, 82% dos consumidores considera isso algo relevante. “As pessoas hoje colaboram entre si, através de um app, por exemplo, e das redes sociais. Basta um click. A discussão é como as empresas encaram essa transformação. O cliente é único”, ressaltou.

Embora existam gerações diferentes, todas estão em busca de algo comum. “A tecnologia abraçou a sociedade como um todo. Portanto, seja rápido. Essa é a vantagem. Precisamos olhar e perceber o que faz sentido para qualquer organização do mundo: o cliente”, concluiu.

Já Daniel Gusson, Head Seguros da Neurotech, trouxe uma visão diferente ao falar sobre interação das organizações com o cliente. “A interação mudou e os dados agora podem individualizar o seu público, então o ideal é conectar dados com inteligência por um futuro mais previsível”, propôs.

Para Gusson, a tecnologia virou commodity, o que, em sua análise, acaba ajudando o mercado. Porém, o que ficou claro no debate entre os painelistas foi a importância do cliente como indivíduo único. “Comece conhecendo o perfil do seu cliente sob uma nova perspectiva”, recomendou o executivo.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock