Ultima atualização 03 de julho

Seguradora Líder apresenta propostas de aperfeiçoamento do DPVAT

Companhia, em documento conjunto com a CNseg e a FenSeg, enviou à Susep uma proposta com 19 temas que pretende aprimorar no seguro

A Seguradora Líder, em documento conjunto com a CNseg e a FenSeg, encaminhou à Susep uma proposta com 19 temas para o aperfeiçoamento do atual modelo de operação do Seguro DPVAT. Desde março de 2018, a Seguradora integra a comissão especial criada pela Susep com o intuito de debater melhorias no atual modelo do seguro obrigatório de acidentes de trânsito do Brasil, conforme noticiado na 17º edição da newsletter Líder Informa .

Para elaborar as propostas, a seguradora realizou um estudo, com o apoio de consultoria internacional, no qual foram analisados os modelos de seguro de acidentes de trânsito adotados em 36 países. Entre as descobertas mais relevantes, está a comparação do valor das indenizações no Brasil com os demais países do mundo. O valor da Importância Segurada (IS) no Brasil, congelado há 11 anos, está atrás de países como Indonésia, Nigéria e Bolívia. A Rússia possui indenização aproximadamente três vezes superior à do Brasil, apesar de o PIB per capita ser próximo.

A partir deste levantamento, foi produzido um relatório que contemplou a compilação de críticas e sugestões sobre o atual sistema do DPVAT, levando em consideração fatores como o sistema de governança, o processo regulatório, a forma de gestão das receitas e os valores da IS. “A Seguradora Líder iniciou, no segundo semestre de 2017, uma série de debates sobre oportunidades de aprimoramento do modelo de operação e gestão atual do Seguro DPVAT, a fim de construir um projeto consistente, independente e inovador do seguro, que reflita efetivamente as necessidades do conjunto da população. A CNseg e a FenSeg participaram deste trabalho, manifestando integral concordância com os resultados, posicionamentos e com a proposta apresentada pela Seguradora Líder, subscrevendo o material enviado à Susep em maio”, esclarece o diretor-presidente da companhia, Ismar Tôrres.

Entre as propostas levadas à Susep está a atualização das importâncias seguradas. Ou seja: que a indenização máxima no Brasil passe de R$ 13.500 para R$ 25.000. Os valores das indenizações pagas às vítimas estão sem reajustes há 11 anos e são inferiores aos de todos os países analisados no relatório.

Confira a ata das últimas reuniões na íntegra e clique aqui para conferir as 19 proposições arquivadas no site da Susep.

Fonte: Seguradora Líder

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO