Ultima atualização 09 de julho

Presidente da FenaPrevi participa do 5º Encontro do CSP-MG

Edson Franco apresentou dados do mais recente estudo da FenaPrevi, que ressalta a necessidade da reforma previdenciária
Edson Franco e João Paulo Mello
Edson Franco e João Paulo Mello

Sudeste – O presidente da FenaPrevi, Edson Franco, foi o convidado especial do 5º Encontro do Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG), que reuniu cerca de 150 pessoas, em Belo Horizonte. Além de abordar o cenário atual e as perspectivas do mercado, o executivo falou sobre questões de interesse de toda sociedade como a reforma da Previdência e o contexto econômico do País.

Ele apresentou dados de pesquisa recente feita pela FenaPrevi e o Instituto Ipsos. Segundo o levantamento, 43% dos brasileiros afirmam que há necessidade de reformas na Previdência e 49% acham que o tema deve ser tratado pelo próximo presidente da República. “A percepção da população mudou, mas ainda é preciso encarar o problema de frente”, observou.

Franco apontou a falta de conhecimento como um dos grandes entraves para o debate em torno da reforma. Pela pesquisa, 51% dos brasileiros ainda acredita que a previdência pública é sustentável, “apesar do déficit crônico do sistema, que só em 2017 chegou a R$ 268,8 bilhões”.

Cerca de 150 pessoas prestigiaram o evento

De acordo com o presidente da FenaPrevi, se ajustes não forem feitos o Estado não terá como garantir a aposentadoria de milhões de brasileiros. Entre os fatores que agravam a crise previdenciária, o executivo citou o atual modelo do sistema (repartição simples em que os trabalhadores da ativa arcam com as despesas dos aposentados) e as mudanças demográficas em curso como o aumento da longevidade da população.

O executivo ressaltou que eventos como o 5º Encontro do CSP-MG são fundamentais para promover o debate e a reflexão sobre temas atuais, como a reforma da Previdência. “Esse tipo de iniciativa é importante para começarmos a homogeneizar as informações e criar um senso comum mais preciso de quais são as causas, os caminhos e as dificuldades que temos pela frente para resolver o problema estrutural da Seguridade Social”.

Edson Franco ainda alertou para a necessidade de incutir no brasileiro a cultura de poupar e criar reservas financeiras para o futuro. “Hoje temos uma população subprotegida tanto do ponto de vista de seguros de proteção à renda quanto dos produtos de acumulação”.
Ele lembrou que a penetração dos seguros de pessoas é muito baixa, pouco mais de 10% da população possui alguma cobertura. “Há um grande potencial para desenvolver o mercado”, enfatizou. Um dos desafios do setor, segundo Franco, é ampliar e aperfeiçoar os canais de distribuição, além de ofertar produtos diversificados que atendam às demandas dos clientes.

Após a palestra, o presidente da FenaPrevi participou de debate mediado pelo diretor do CSP-MG, Mauricio Tadeu Barros Morais. A mesa foi composta pelo presidente do CSP-MG, João Paulo Moreira de Mello, o vice-presidente do Sincor-MG, Gustavo Bentes, e o diretor do Sindseg MG/GO/MT/DF, Rogério Gebin. Eles comentaram os temas abordados e responderam as perguntas da plateia, formada por corretores, consultores e securitários.

Ao final do encontro, o presidente do CSP-MG agradeceu o palestrante pela exposição e aos presentes por atenderem ao convite do Clube. “É com eventos assim que buscamos disseminar a cultura dos seguros de pessoas no mercado. O Edson nos deu uma aula magna hoje e somos gratos”, concluiu.

Boas-vindas

Durante o evento, ainda foram entregues as placas comemorativas de adesão às novas beneméritas do Clube. São elas: Porto Seguro, One Prev e Sudamerica Vida. Atualmente, a instituição conta com o apoio de 19 instituições beneméritas.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock