Ultima atualização 03 de julho

O papel da odontologia suplementar para a saúde bucal no Brasil

Cárie, mau hálito, gengivite, placa bacteriana e tártaro ainda são alguns dos problemas mais comuns relatados nos consultórios odontológicos

Você já deve ter escutado que a saúde começa pela boca, o que é justificável ao entendermos que a ausência de cuidados simples e diários podem acarretar em uma série de danos irreversíveis. Cárie, mau hálito, gengivite, placa bacteriana e tártaro ainda são alguns dos problemas mais comuns relatados nos consultórios odontológicos. As infecções bacterianas da boca podem, ainda, causar outras complicações na saúde e terem relação até com doenças no coração, como a periodontite cardíaca.

Geraldo Lima

O fato é que esses cuidados já estão sendo colocados em prática, pois a saúde bucal no Brasil deu um salto qualitativo nas últimas décadas. Principalmente no que diz respeito à prevenção. Analisando o índice CPO-D (sigla para dentes cariados, perdidos ou obturados), que avalia a prevalência da cárie dentária em diversos países, o Brasil em 2010 teve o índice de 2,1, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil 2010). A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda como ideal um valor médio menor do que 1,1.

Embora não tenhamos alcançado o recomendável, o Brasil entrou no grupo de países com baixa prevalência de cárie. Em comparação com o ano de 2003, tivemos uma redução expressiva de 25%, quando o índice era de 2,8. O maior acesso da população aos serviços odontológicos e o aumento das ações de promoção e de prevenção em saúde bucal têm sido os principais fatores para essas mudanças.

Neste contexto, o papel da odontologia suplementar é um fator decisivo à melhoria e acesso da saúde bucal pela população. A importância do setor vai além da relação custo x benefício, uma vez que oferece atendimento em todo território nacional, por meio da capilaridade das operadoras com seus prestadores. Ou seja, todos os planos odontológicos e redes credenciadas preveem a cobertura de consultas regulares ao cirurgião-dentista e de tratamentos preventivos relacionados à atenção primária.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), aproximadamente 400 operadoras exclusivamente odontológicas beneficiam cerca de 23 milhões de pessoas no Brasil. Neste cenário, compomos mais de 50% do mercado da odontologia suplementar, o que representa cerca de 12% da população brasileira.

A prevenção pode ser entendida como o primeiro nível de atenção dos sistemas assistenciais voltada à promoção da saúde, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção. Ela ganha cada vez mais importância para os planos odontológicos, sendo fundamental compreender que a prevenção só ocorre quando há conscientização, tornando-se um instrumento de transformação social.

Ações simples no que diz respeito a higienização oral diminuem a possibilidade de sérias doenças bucais. A ANS, inclusive, impõe a cobertura de todos os procedimentos odontológicos de atenção primária como obrigatórios pelos planos, entre eles destacam-se: a consulta inicial e controle de placa bacteriana.

É evidente que a odontologia suplementar e suas redes credenciadas ainda têm muito a crescer e precisa fortalecer o seu papel social, por meio de informações e serviços relevantes, que facilitem o acesso à saúde bucal.

O Sinog, como representante legítimo das operadoras de odontologia de grupo, compreende que o crescimento e fortalecimento das operadoras odontológicas estão intrinsicamente atrelados ao seu papel social em promover acesso de qualidade à saúde bucal para a população. Neste contexto, temos um mercado muito promissor, visto que há aproximadamente 208 milhões de pessoas no Brasil e, em algum momento, elas necessitarão dos serviços de um cirurgião-dentista.

Sobre o autor

Geraldo Almeida Lima é presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog)

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock