Ultima atualização 20 de julho

O que pode estar errado na decisão do STF sobre os planos de saúde?

Confira o artigo assinado por Fábio Diogo, CBO da HealthCentriX

O que pode estar errado na decisão da Ministra Carmem Lucia, presidente do STF, sobre os planos de saúde?

O princípio – afinal, esse é um negócio.

Mas, como nossa água e nossa luz, o negócio dos planos de saúde precisa do compromisso de todos nós para existir.

Em nossa Constituição, os artigos 196 a 200 deixam claro que a saúde é um direito do cidadão e um dever do Estado. Mas, em um Estado que não consegue dar conta sozinho dessa obrigação constitucional, o mercado permitiu a existência de um sistema de saúde suplementar.

Um negócio que paga impostos, emprega trabalhadores e dá tranquilidade a quase cinquenta milhões de brasileiros, que decidiram não esperar que o governo faça a sua parte e optaram por esse investimento em sua saúde.

Fábio Diogo

Para zelar por essa relação de consumo e manter os papeis equilibrados, existem no Brasil agentes reguladores que, em uma simplificada leitura, têm como papel base “Promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regular as operadoras setoriais – inclusive quanto às suasrelações como prestadores e consumidores – e contribuir para o desenvolvimento das ações de saúde no país” (Missão da ANS).

Assim, não faz sentido, em seu parecer, que a Presidente do STF intervenha em uma decisão do agente regulador, que em uma de suas raras decisões em favor dos dois atores (prestadores e consumidores) exerce sua missão e busca construir novos elementos capazes de trazer algum equilíbrio ao sistema tão combalido.

Todos nós, executivos da Saúde, sabemos que o sistema precisa, sim, de um novo marco, de novos modelos de planos, mais abrangentes e flexíveis quanto a suas formas, necessitamos de um novo modelo de precificação para a saúde. Sabemos que de cada dez reais investidos no Brasil em saúde suplementar, sete saem da iniciativa privada, que subsidia o sistema para garantir a seus colaboradores aquilo que o Estado não garante.

Mas também sabemos que todos precisam passar a se responsabilizar pela manutenção desse sistema – empresas não têm mais recursos para subsidiar aumentos sucessivos; é necessário termos maturidade em avaliar que parte desses aumentos são influenciados diretamente pelo uso equivocado do sistema.

A coparticipação e a contribuição escalonada são muito reconhecidos como fatores moderadores, parte do exercício de responsabilidade do cidadão para a manutenção do sistema.

Devemos contribuir com o meio ambiente, reciclando nosso lixo, economizando água, mesmo sabendo que somos nós que pagamos a conta. Aceitamos e ratificamos que isso é correto, pois todos conhecemos o nosso papel no ecossistema, e a importância de preservarmos nosso mundo.

Assim deve ser na saúde: como usuários, também devemos ser responsáveis pelo uso racional; como prestadores, devemos investir mais e mais em tecnologias que melhorem nossa regulação evitando desperdícios e orientando os diversos grupos populacionais a protocolos já provados; e, finalmente, esperamos que agentes reguladores, legisladores e Justiça possam cumprir seu papel, cada um em sua área de eficácia.

Sobre o autor

Fábio Diogo, CBO da HealthCentriX

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock