Ultima atualização 31 de julho

IA e sua aplicação nos pequenos negócios

Seminário no Sebrae/PR discutiu avanços gerados pela tecnologia, além de mostrar como ela pode ser diferencial competitivo no mercado

Sul – “A Inteligência Artificial não é o futuro. Já está aí, no dia a dia das pessoas, em todas as áreas, inclusive nos micro e pequenos negócios. Se você não está incorporando inteligência artificial na sua empresa, o seu concorrente está”. A afirmação é de Dora Kaufman, pós-doutora em Engenharia de Produção e doutora em Ciências da Comunicação pela USP. Ela palestrou no Seminário Inteligência Artificial (IA), promovido pelo Sebrae/PR, em Curitiba, na última sexta-feira (27). O evento contou com 300 participantes entre empreendedores, profissionais de tecnologia e estudantes.

De acordo com a especialista, o Brasil está atrasado no uso da Inteligência Artificial, o que impacta na maneira como nos relacionamos com o mundo e com as pessoas, bem como na economia. “A grande motivação das empresas brasileiras para usar a IA é o aumento da produtividade e da eficiência, o que não acontece nos países mais desenvolvidos, que já utilizam a tecnologia para mudar o modelo de negócios. É difícil mensurar ainda como ficará a questão dos empregos e a substituição das pessoas pela IA. Provavelmente, a geração de renda será de outra maneira, mas o padrão de consumo também”, avaliou.

Já a médica Andressa Gulin, em sua palestra sobre o uso da Inteligência Artificial na saúde, garantiu que ela mudará muito a forma de pensar e aprender a medicina, porém, “robôs não substituirão médicos”. Segundo Andressa, a IA está presente na área médica, mais muito ainda em prevenção e para melhorar processos. “Mesmo o mais avançado robô precisa de informações para a tomada de decisões. Além disso, a medicina tem que ser humanizada, e isso a tecnologia não poderá substituir”, ponderou.

O evento ainda apresentou painéis e palestras sobre automatização do canal de comunicação com o cliente (chatbot), aplicações de IA em e-commerce, biometria utilizando a IA para reconhecimento facial (Tensorflow), Machine Learning no processamento de prontuários médicos, além de robôs realistas.

Responsável pela organização do evento, o consultor do Sebrae/PR, Luiz Gustavo Comeli, contou que neste ano o Seminário trouxe uma interação maior entre empresas paranaenses e universidades.

“Juntas, elas estão fazendo pesquisa, ciência e já aplicando as inovações no mercado. Trouxemos casos reais de projetos que utilizam a IA para vender seus produtos e serviços, como os que foram expostos durante o #IA Experience, um espaço que montamos para interação do público. Foi uma oportunidade não só de networking, mas também para as empresas mostrarem as soluções funcionando”, detalhou.

#IA Experience

Entre os painéis da manhã e da tarde, o evento teve uma programação especial em um espaço exclusivo para interação. Entre as atrações, o robô Harmony, que “conversou” com os participantes; o Adam Robô, que faz testes de visão em cinco minutos para identificar problemas de visão; robôs para logística indoor; softwares para geoprocessamento e cadastro territorial; além de equipamentos que mensuram em tempo real o atendimento ao cliente e vendas de uma loja física, identificando gênero, idade e reação facial do consumidor com o produto e atendimento.

Para Rufo Paganini, CEO da Dod – Smart Retail, produto apresentado no IA Experience, o empreendedor brasileiro desconhece o potencial da IA na transformação digital dos seus negócios. “É um assunto ainda bastante embrionário no país. Porém, eventos como este seminário possibilitam fortalecer o ecossistema local e criar excelentes pontes. O Sebrae tem esse potencial de conectar startups de alto impacto com a indústria e o varejo”, avaliou.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO