O Cliente Agente chegou para possibilitar que as corretoras tenham um programa de fidelidade para impulsionar as indicações. “A indicação é o melhor lead. O corretor de seguros precisava de algo para incentivar e ao mesmo tempo fidelizar para estreitar o relacionamento com o cliente. Nós criamos uma solução que traz o famoso ‘boca a boca’ para o digital”, explica Kleber de Paula, CEO da insurtech. Para isso, foi fechada uma parceria com a Netpoints.

Os programas de fidelidade estão ganhando cada vez mais relevância no marketing. Números da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf) mostram que, só em 2017, a adesão dos brasileiros aos programas cresceu 25%, chegando aos 112,2 milhões. Com a plataforma de indicações Cliente Agente integrada à Netpoints, o corretor consegue incentivar o cliente a trazer indicações e tem um diferencial sobre o concorrente, além de deixar sua marca mais presente na vida do segurado ao longo do contrato, e não apenas na renovação.

De acordo com Kleber, ainda não é uma prática comum na corretagem de seguros ter estratégias de fidelização. Normalmente, o contato é feito uma vez ao ano. “É mais fácil vender um novo produto para o cliente que conhece o atendimento da corretora, do que para um novo cliente, ao menos que este chegue por indicação. Se você parar para pensar que cada cliente conhece muitas pessoas em seu cotidiano, o corretor pode melhorar muito a performance da carteira se investir em fidelização”, diz. Em menos de 30 dias do lançamento, o Cliente Agente teve adesão de mais de 50 corretoras e impactou mais de 2 mil pessoas em todo o Brasil.

Parceria com a Netpoints

Kleber relata que encontrou desafios para chegar na melhor maneira de reconhecer as indicações. “Desconto no seguro? Não era possível garantir que seria percebido, afinal o corretor não precifica. Dinheiro? Há questões tributárias e legais que envolvem o processo, além disto, não entendemos que um programa de fidelidade deve ser considerado como opção de segunda renda. Os pontos têm mais valor hoje, pois permitem que o cliente escolha seu presente, ou ainda que acumule para trocar por milhas aéreas, movimento que vem crescendo cada vez mais devido aos altos custos das passagens aéreas”, comenta.

Vantagens do Cliente Agente

Para o Corretor de Seguros:

  • Aumenta a frequência de indicações de clientes;
  • Leads mais baratos e com melhor conversão;
  • Fideliza o cliente com programa de recompensa;
  • Facilita a oferta de todos os produtos e serviços.

Para o Cliente:

  • Indica de maneira fácil e rápida para seus amigos;
  • Participa de um amplo programa de pontos;
  • Ganha pontos sem gastar um centavo;
  • Amplia o conhecimento em seguros.

Como funciona

O corretor adere à plataforma de indicações e convida seus clientes para ingressar. O cliente faz as indicações e acompanha o status pelo computador, celular ou tablet. Se o negócio for fechado, ele recebe pontos que são determinados pelo próprio corretor, de acordo com o seguro indicado. O investimento inclui uma mensalidade pelo uso do software e a compra de pontos, sem burocracia.

M.S.
Revista Apólice

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