Ultima atualização 06 de julho

Alzheimer: novas informações sobre uma antiga doença

Doença caracteriza-se pela presença de placas amiloides e emaranhados neurofibrilares, alterações patológicas e histológicas

A Doença de Alzheimer (DA) já foi descrita há mais de um século, no entanto, devido a sua complexidade e heterogeneidade, ainda há dificuldades em seu diagnóstico precoce e tratamento, assim como incertezas com relação a sua patogênese. Serão abordados, no presente artigo, a visão da doença propiciada pelas pesquisas – em particular a interação entre as proteínas β-amiloide, tau fosforilada e a doença dos pequenos vasos cerebrais –; biomarcadores, técnicas de imagem que auxiliam no diagnóstico de demência; a definição de CCL; e os fatores de risco da DA. Também se discutirão áreas para a eventual modificação da doença por meio de medicamentos.

Segundo os epidemiologistas, a DA, o tipo mais comum de demência, deverá ser a “epidemia do século XXI”. No caso dos indivíduos assintomáticos, o risco de desenvolvê-la aos 65 anos é de 10.5%. Em todo o planeta, o crescimento populacional dá-se de tal maneira que a coorte com maior propensão para o desenvolvimento da doença também será, nos próximos 30 anos, o segmento em expansão mais acelerada. De acordo com as previsões do U.S. Census Bureau [Agência do Censo dos EUA], 88 milhões de americanos terão mais de 65 anos em 2050. Em nível mundial, essa faixa etária deverá atingir 1,6 bilhão de pessoas no mesmo ano. Além disso, prevê-se que, na Ásia e na América do Sul, o grupo acima dos 80 anos quadruplicará no mesmo período.

Em 1906, o Dr. Alois Alzheimer descreveu os sintomas clínicos de uma mulher com demência pré-senil, assim como, por meio de uma autópsia, as alterações histológicas cerebrais da paciente, que ainda são os critérios clínicos definidores da DA e o foco da pesquisa sobre a enfermidade: placas amiloides e emaranhados neurofibrilares.

Há 30 anos, identificou-se a proteína específica formadora daquelas estruturas, a qual resulta da clivagem da proteína precursora amiloide (PPA), que se liga à membrana celular por razões ainda não totalmente esclarecidas. Após a quebra da PPA em fragmentos independentes por secretases, a molécula da proteína β-amiloide é cortada em ambas as extremidades e, uma vez liberada para fora do neurônio, começa a agregar-se a outras partículas semelhantes, constituindo assim oligômeros, que se crê sejam os principais componentes das referidas placas. A eles e aos conglomerados mal-enovelados, vão-se adicionando, de maneira gradual, outras proteínas que formam placas insolúveis. Cabe ressaltar que o acúmulo de placas amiloides pode preceder os sintomas clínicos em até 20 anos.

Os emaranhados neurofibrilares compostos de proteína tau, a segunda característica histológica da DA, fazem parte da rede microtubular dos neurônios. A garantia da estabilidade estrutural dos axônios e o transporte, do corpo celular neuronal a eles, de nutrientes e vesículas de neurotransmissores são as funções dessa proteína. O distúrbio dessa rede microtubular dá início a um processo destrutivo caracterizado pelo acúmulo de tau hiperfosforilada e pela agregação de fibrilas de tau, que acabarão por formar, dentro da célula, emaranhados que levarão à disfunção das sinapses, a qual, juntamente com a perda delas, é o resultado mais associado ao declínio cognitivo dos portadores de demência. De fato, esse decaimento progressivo é o principal sintoma desse estágio da doença, estando intimamente relacionado a um diagnóstico clínico da evolução de CCL para demência.

Em 2011, o National Institute on Aging (Instituto Nacional do Envelhecimento) e a Alzheimer’s Association (Associação de Alzheimer), ambos dos EUA, criaram um grupo de trabalho com a finalidade de revisar os parâmetros diagnósticos do CCL resultante da DA. Para tanto, examinaram-se os critérios clínicos, cognitivos e funcionais com vista a conferir maior precisão ao processo, assim como a avaliar o risco do eventual desenvolvimento da enfermidade. A identificação dos pontos de transição entre as fases assintomática e sintomática foi facilitada pelo emprego, em combinação com os critérios clínicos do CCL, de ferramentas de triagem cognitiva, biomarcadores e estudos de imagem.

A detecção precoce do estado de pré-demência é importante tanto para a intervenção terapêutica quanto para o estabelecimento de referências para a progressão da doença8. Caracterizado por alterações da cognição observadas seja pelo paciente, seja por outras fontes confiáveis, o CCL é diagnosticado com base em um declínio mensurável dessa função em um ou mais domínios a ela relacionados, o mais importante sendo a perda de memória uma vez que a debilitação da episódica está associada ao risco de progressão para DA8.

A avaliação cognitiva é fundamental para o diagnóstico do CCL. Os testes de aprendizado de listas de palavras, de Memória Lógica I, II; a Escala de Memória de Wechsler; os subtestes Reprodução Visual da Escala de Memória de Wechsler I e II são alguns dos meios empregados na detecção de déficits da capacidade de aquisição e retenção de novas informações, assim como de redução da memória episódica. Também é importante fazer avaliações adicionais de todos os domínios cognitivos já que nem todos os portadores de CCL apresentam redução da memória episódica. Em geral, o desvio-padrão da pontuação desses pacientes é de 1 a 1,5 abaixo da de pessoas da mesma faixa etária e nível de escolaridade. Para completar o diagnóstico de CCL, também é fundamental a investigação de outras causas do problema (inclusive eventuais fatores vasculares, traumáticos e toxicológicos), as quais devem ser avaliadas para definir a probabilidade de alguma doença neurodegenerativa com características compatíveis com a DA.

Para ler o restante do artigo, acesse o link.

Sobre a autora

Lisa Duckett é vice-presidente e diretora-médica da RGA

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock