Também fez parte do evento o 1º Concurso de A3 corporativo da companhia, que premiou colaboradores com um curso em Orlando

A SulAmérica promoveu a 2ª edição dos “Lean Days”, série de três eventos com o objetivo de disseminar os benefícios da filosofia de gestão adotada pela seguradora, que preza pela redução de desperdícios e pela resolução sustentável de problemas.

Os eventos aconteceram na Central de Atendimento da companhia, localizada no centro da capital paulista, na matriz da companhia no Rio de Janeiro e na sua sede em São Paulo – nos dias 10, 17 e 24 de maio, respectivamente. No total, mais de 1.700 pessoas, entre colaboradores e convidados externos de empresas como Lean Institute, Magazine Luiza e Qualicorp, participaram das oficinas e palestras promovidas pela SulAmérica.

O vice-presidente de Operações e Tecnologia, Marco Antunes, e a superintendente de Processos, Luciana Gomes, apresentaram a trajetória da implementação da metodologia lean na companhia e destacaram algumas das propostas mais bem sucedidas e que agregaram valor para o cliente, gerando resultados positivos, como os fluxos de processos de reembolso e do pagamento de oficinas. “Trilhar a cultura lean significa não só transformar as operações, mas abrir novas oportunidades estratégicas”, afirma Antunes.

De acordo com o executivo, mais do que um conjunto de ferramentas, o lean é uma forma diferente de pensar e trabalhar. Na companhia, a metodologia faz parte da estratégia do Plano de Transformação, que se apoia em 4 pilares: Visão do Cliente, Excelência Operacional, Cultura Organizacional e Novo DNA de Gestão de Saúde. “A resolução de problemas, a promoção de melhorias e o compartilhamento são essenciais para a criação e disseminação de uma cultura lean. E no caso da SulAmérica, toda a organização está envolvida nesse desenvolvimento”, completa.

No último dia do evento, o presidente da SulAmérica, Gabriel Portella, apresentou os vencedores do concurso de A3 corporativo, que teve como objetivo formar e reconhecer os multiplicadores lean na seguradora. Ao todo, foram selecionados os dois melhores A3s, um na categoria Foco do Cliente e o outro em Excelência em Produtividade. Os colaboradores dos grupos vencedores ganharam uma viagem para Orlando. Lá, eles terão a oportunidade de combinar lazer e aprendizado com o curso Imersão na Disney – A Magia e os Segredos da Excelência em Serviços. A premiação inclui passagem, hotel, refeições, traslado e inscrição no treinamento.

Além das palestras, o cronograma de atividades dos eventos contou com exposição dos A3s finalistas, Sala Escape de 15 minutos e Sala Pílula com dinâmicas e atividades para sensibilizar alguns princípios e ferramentas do lean, como: trabalho padronizado, 5S, fluxo contínuo, entre outros. Em abril deste ano, a seguradora registrou mais de dois mil colaboradores treinados para aplicação do lean nas respectivas áreas e mais de 1.600 treinados em A3. A metodologia é aplicada internamente de forma contínua por meio módulos presenciais, e-learning (Universidade Corporativa), além de visitas às áreas (gembas) para compartilhamento de experiências entre as equipes.

M.S.
Revista Apólice

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