Ultima atualização 19 de junho

Seguro condominial: cobertura básica simples ou básica ampla?

Autora: Simoní Aguilera, corretora de seguros na BRCondos e especialista em seguro condominial
Ao contratar o seguro condominial é importante que o cliente conheça as coberturas e cláusulas que está efetivando. O enquadramento do risco deve estar correto e os valores contratados dentro da realidade do risco.Agora, o cliente sabe o que está coberto na cobertura básica simples? E mais, o cliente conhece a possibilidade de contratação do seguro na modalidade básica ampla?
Conforme resolução CNSP 218 de 2.010 a cobertura básica simples contempla as coberturas de incêndio, queda de raio dentro do terreno segurado e explosão de qualquer natureza. Já a cobertura básica ampla abrange coberturas para quaisquer eventos que possam causar danos materiais ao imóvel segurado, exceto os expressamente excluídos.
Esclarecendo melhor!
A cobertura básica simples  irá garantir riscos de incêndio, queda de raio dentro do terreno onde está localizado o imóvel segurado e explosão de qualquer natureza, caso o condomínio esteja sujeito a outros riscos, deverão ser contratadas coberturas adicionais específicas com valores e franquias distintos para cada cobertura.
A cobertura básica ampla irá garantir a indenização, até o Limite Máximo de Indenização contratado nesta cobertura, pelas perdas e/ou danos materiais à edificação ou o conjunto de edificações, abrangendo as partes comuns do imóvel segurado causados por: incêndio, queda de raio, explosão, fumaça e queda de aeronaves,  alagamento, danos elétricos, derrame ou vazamento de chuveiros automáticos (“Sprinklers”),  desmoronamento, impacto de veículos, quebra de vidros, espelhos, mármores, anúncios luminosos e granitos,  tumulto, greve e “Lock-Out”, vendaval, furacão, ciclone, tornado e granizo. * Importante conhecer as condições gerais da cia. seguradora contratada e as franquias estipuladas para cada cobertura.
A contratação do seguro condominial é obrigatório por lei, entretanto não é obrigatória a contratação da cobertura básica ampla. O cliente pode optar entre a simples ou a ampla.A vantagem da cobertura básica ampla será o amparo maior ao risco, uma vez que  o condomínio estará totalmente coberto aos riscos estruturais com a importância segurada maior.
Ex: em caso de um desmoronamento, o risco terá amparo na cobertura básica ampla (com a importância segurada nesta garantia) para reconstruir o edifício. E a desvantagem será o custo, que pode chegar a 2 ou 3 x mais que o da básica simples, e não é para menos, afinal a seguradora assume um risco maior e o imóvel passa a contar com a garantia de reconstrução por perda total em um número maior de eventos de sinistro.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO