24/05/2022

Projetos brasileiros na semifinal dos Prêmios de Inovação Social da Fundación Mapfre

A fundação acaba de anunciar os nove projetos brasileiros selecionados para a semifinal regional dos Prêmios Fundación Mapfre à Inovação Social, criado com o objetivo de promover soluções inéditas e de grande impacto que atendam às necessidades da sociedade nas seguintes categorias: Melhora da Saúde e Tecnologia Digital, Mobilidade e Segurança Viária e Inovação Seguradora.

Realizada no Brasil e demais países da América Latina, além de Europa, e voltada para estudantes de universidades e escolas de negócios, cientistas, pesquisadores, professores universitários e empreendedores, a iniciativa vai fazer um aporte total de 90 mil euros nos projetos vencedores.

Na categoria “Melhora da Saúde (e-Health)” os brasileiros classificados para a próxima etapa são: Beaba, plataforma para ajudar crianças com câncer e suas famílias a entender melhor sua doença; Instituto Horas da Vida, que reúne médicos voluntários para ajudar pessoas sem recursos; e Instituto Strabos, que oferece cirurgia para correção do estrabismo a pessoas de baixa renda.

Os projetos nacionais escolhidos em “Inovação Seguradora” foram: Insurance for all, dispositivo portátil que permite realizar chamadas de emergência em um veículo com tempo de resposta inferior à média;Pluvi.On, sistema de monitoramento climático que apresenta previsibilidade e segurança por meio de uma rede de sensores de baixo custo; e Kakau, aplicativo que facilita a contratação de um seguro para pessoas que nunca tiveram uma apólice.

Já em “Mobilidade e Segurança Viária”, participam da semifinal: Wiimove, aplicativo de caronas entre funcionários e de gestão de vagas de estacionamento que redução de custos para o usuário; Zumpy, um aplicado de car sharing que proporciona ao usuário a opção de compartilhamento de rota, carona e até divisão dos custos de cada corrida realizada; e Viver De Bike, que busca promover o empreendimento entre os jovens e oferece oficinas de formação em conserto de bicicletas.

“É motivo de orgulho ver tantos projetos brasileiros consistentes e que podem transformar as relações entre pessoas, empresas e cidades”, diz Wilson Toneto, CEO da MAPFRE no Brasil e representante da Fundación MAPFRE no país.

O evento que acontece no dia 26 de julho, em São Paulo, contará com um júri, formado por dois representantes da Fundación MAPFRE e mais dois especialistas indicados pela IE Business School, entidade colaboradora dos Prêmios, irão escolher um projeto de cada área para ir à Madrid disputar –  junto às propostas selecionadas nas outras regiões – a grande final em 17 de outubro, quando serão conhecidos os três vencedores (um de cada categoria), que receberão 30 mil euros cada um.

Além de concorrer ao prêmio em dinheiro, os participantes vão usufruir de diversos canais de promoção para seus projetos, com apoio, orientação e ajuda para comunicar e desenvolver, da forma mais efetiva possível, suas propostas por meio de mentorias para semifinalistas e coaching para finalistas. Eles também terão acesso a um plano de relações públicas para aumentar a visibilidade de seus projetos para investidores e financiadores em potencial.

Considerando todos os países, 462 projetos foram inscritos para participar dos Prêmios de Inovação Social da Fundación MAPFRE. “Esta primeira edição foi um sucesso total não só pela quantidade de projetos que recebemos, mas também porque todos os 27 semifinalistas apresentaram soluções inovadoras e eficazes para resolver alguns dos problemas sociais que existem nas diferentes regiões do mundo”, afirma Mercedes Sanz, diretora dos Prêmios de Inovação Social.

Conheça todos os projetos de todos os países participantes:

9 projetos para melhorar a saúde e promover hábitos de vida saudáveis

–        Beaba (Brasil), plataforma para ajudar crianças com câncer e suas famílias a entender melhor a doença;

–        Instituto Horas da Vida (Brasil), que reúne médicos voluntários para ajudar pessoas sem recursos;

–        Instituto Strabos (Brasil), que oferece cirurgia para correção do estrabismo a pessoas de baixa renda.

–        Sideal (Espanha), sistema de autoajuda para pessoas dependentes de álcool

–        MJN Neuroserveis (Espanha), dispositivo para prever crises de epilepsia;

–        Mirrorable (Itália), ecossistema que permite restaurar a mobilidade de pessoas com deficiência;

–        Novulis (Equador), cria consultórios odontológicos em empresas para facilitar a assistência à saúde das famílias;

–        Oliber (Chile), luva magnética econômica e fácil de usar para pessoas com atrofia nas mãos;

–        Fabrilab (Colômbia), um sistema que permite a impressão em 3D de próteses de baixo custo

9 soluções para incentivar a previdência social e o acesso à cultura de seguros

–        Insurance for all (Brasil), dispositivo portátil que permite realizar chamadas de emergência em um veículo com tempo de resposta inferior à média;

–        Pluvi.On (Brasil), sistema de monitoramento climático que entrega muito mais previsibilidade e segurança por meio de uma rede de sensores de baixo custo;

–        Kakau (Brasil), aplicativo que facilita a contratação de um seguro para pessoas que nunca tiveram uma apólice;

–        Aiudo (Espanha), plataforma que ajuda pessoas em situação de dependência a encontrar cuidador;

–        ZOOM1T (Espanha), solução online para detecção, prevenção e gestão de situações de bullying nas escolas;

–        Blitab (Áustria), primeiro tablet em braille para promover a cultura de seguros;

–        Comunidade 4UNO (México), sistema de cobertura de saúde e fundo de aposentadoria para empregadas domésticas;

–        Millas para el retiro (México), promove a economia de recursos das famílias.

–        Civilsig (Peru), plataforma mostra áreas seguras e os pontos de encontro em situações de catástrofe natural;

9 projetos para reduzir a sinistralidade e racionalizar o trânsito

–        Wiimove (Brasil), aplicativo de caronas entre funcionários e de gestão de vagas de estacionamento que redução de custos para o usuário;

–        Zumpy (Brasil), plataforma de car sharing;

–        Viver De Bike (Brasil), que busca promover o empreendimento entre os jovens e oferece oficinas de formação em conserto de bicicletas.

–        The Driving Doctor (Reino Unido), sistema que permite que os motoristas indiquem áreas perigosas;

–        Scoobic (Espanha), veículo ágil e rápido que permite entregar até 750 kg de mercadorias de forma sustentável;

–        Segurvital (Espanha), sistema de barreiras de proteção para estradas projetado com pneus reciclados;

–        Lazarillo (Chile), um aplicativo que habilita espaços de atendimento ao público com um sistema de posicionamento por meio da tecnologia de beacon;

–        Dinapptive (Colômbia), um aplicativo móvel para ensinar regras de trânsito em salas de aula por meio de jogos e brincadeiras;