Ultima atualização 25 de junho

Grupo Allianz premia negócio social em Munique

Empreendimentos sociais brasileiros Ver Bem e Carlotas disputaram a final do primeiro prêmio “Encouraging Future Generations”

O prêmio “Encouraging Future Generations” foi disputado por negócios de impacto do Brasil, Alemanha, Malásia e Turquia, inscritos no Investment Ready Program ‘Encouraging Future Generations’. Promovido pelo Grupo Allianz em parceria com o Impact Hub, o projeto aprimorou empreendimentos que estimulam a inclusão social de crianças e jovens adultos e possibilitou que os fundadores desenvolvessem um plano de crescimento estratégico para atrair investimentos. O programa também ofereceu um treinamento intenso de seis meses com o apoio de mentores de alto nível da Allianz e especialistas em empreendedorismo e solução de inclusão social.

A final do prêmio foi realizada em Munique, na Alemanha, quando os empreendimentos sociais se apresentaram para um júri de cinco membros, composto por especialistas das organizações juvenis sem fins lucrativos, Rock4 Life, Phineo, e do Grupo Allianz e Impact Hub, como também a colaboradores da sede da seguradora. Entre os finalistas, estava o projeto brasileiro Ver Bem, que fortalece a operação da Renovatio, comercializando óculos a preços abaixo do valor de mercado. A cada par de óculos vendido da “linha de impacto”, que custa a partir de R$ 179,00, um é doado à ONG.

“A experiência de participar do programa foi superinteressante. Estar junto com os mentores, a Allianz, o Boston Consulting Group (BCG) e o Impact Hub, fez a gente pensar em várias propostas e não só no dia a dia da operação. Participamos de várias discussões sobre como deixar a empresa mais preparada para injeção de capital e, durante o programa, conseguimos fechar, inclusive, uma rodada de investimentos para a Ver Bem. Isso é muito importante para o nosso desenvolvimento”, explica Ralf Toenjes, um dos fundadores do Ver Bem.

A também brasileira Carlotas, uma empresa de propósito social que, por meio de materiais lúdicos e artísticos, firma diversidade, respeito e empatia para o desenvolvimento de competências socioemocionais e gestão de conflitos, também chegou à final e pode absorver os ensinamentos passados pelo Investment Ready Program ‘Encouraging Future Generations’. “Trabalhamos muito com os mentores nos últimos meses e isso nos ajudou a afinar alguns pontos, como comunicação e estratégia de vendas. O programa nos ensinou e incentivou a reestruturar a parte financeira do Carlotas e, sem dúvidas, também iremos trabalhar mais fortemente para o próximo ano no escalonamento dos projetos”, conta Fabiana Gutierrez, co-fundadora do Carlotas.

O empreendimento social Picha Project, que cria oportunidades de emprego a refugiados na Malásia por meio de entrega de comida e serviços de catering e, assim, aumenta a inclusão social ganhou o prêmio “Encouraging Future Generations”, no valor de 40 mil euros. “Com o prêmio, poderemos criar uma plataforma online, para estabelecer vínculo direto entre nossas famílias e nossos clientes e desenvolver produtos não perecíveis. Estamos planejando expandir nossos negócios a outros países para que mais comunidades sejam impactadas por meio da entrega de alimentos”, explica Kim Lim, co-fundador de 28 anos do premiado Picha Project.

O prêmio é parte da estratégia de responsabilidade corporativa da seguradora para aumentar a inclusão social de crianças e jovens e será estendido a três novos países em 2019. “Cresci na África do Sul, entendo a importância da diversidade e a necessidade de apoiar os jovens no desenvolvimento de seus talentos. As empresas sociais podem ‘virar o jogo’ para a sociedade e as pessoas”, disse Jacqueline Hunt, membro do conselho da Allianz SE para Asset Management e US Life Insurance. “Tenho orgulho de colaborar com parceiros experientes e levar esses negócios sociais promissores ao próximo nível”, complementou a executiva.

A Allianz está comprometida com os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS) da ONU e apoia crianças e jovens com o programa “Encouraging Future Generations”. “Nosso objetivo é derrubar as barreiras enfrentadas por crianças e jovens. Incentivar as futuras gerações é um instrumento-chave para canalizar nossa contribuição para os ODS, especialmente em educação, desigualdade social, trabalho decente e crescimento econômico “, acrescentou Hunt.

Os negócios sociais interessados em participar do próximo programa, que acontece em dezembro de 2019, podem começar a se inscrever a partir de setembro de 2018.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO