Ultima atualização 18 de junho

DPVAT pagou mais de 148 mil indenizações de janeiro a maio

Casos de acidentes fatais no trânsito tiveram aumento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado

Segundo o Boletim Estatístico de Maio da Seguradora Líder, administradora do Seguro DPVAT, 148.164 indenizações foram pagas a vítimas de acidentes de trânsito nos cinco primeiros meses de 2018. O montante é 6% inferior ao mesmo período de 2017 (157.573). Entre os pagamentos, o volume de indenizações por invalidez permanente é o mais representativo, 71%, num total de 104.930, 12% a menos no ano passado. Os casos de acidentes fatais registraram aumento de 7% em relação a 2017, chegando a 16.670 indenizações. O Seguro DPVAT garante indenizações em três tipos de cobertura por: morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e assistenciais (DAMS).

Na comparação entre os tipos de vítimas, os pedestres ocupam o segundo lugar na lista com mais de 35 mil pessoas indenizadas, ou seja, 24% do total de pagamentos. Os motoristas são os mais indenizados com 90.795 pagamentos. A faixa etária mais atingida foi de 18 a 34 anos, refletindo 47% dos indenizados pelo Seguro. Além disso, 23% dos acidentes ocorreram no período do anoitecer, entre 17h e 20h.

De janeiro a maio, seguindo a mesma tendência dos anos anteriores, a motocicleta aparece como a responsável pela maior parte das indenizações, 75%, apesar de representar apenas 27% da frota nacional. Das indenizações pagas no período para a categoria, 76% foram para invalidez permanente e 7% para morte.

Nesse período, a região Nordeste também concentrou a maior parte das indenizações pagas pelo Seguro DPVAT (30%), embora sua frota seja a terceira maior do País (17% dos veículos), atrás das regiões Sudeste (49% da frota nacional) e Sul (20% da frota nacional), segundo dados do Denatran.

As regiões Sudeste e Nordeste apresentaram maior incidência de acidentes com vítimas fatais, 34% e 31%, respectivamente. Nos estados do Sudeste, houve forte predominância de ocorrências com automóveis (43%) e, nos do Nordeste, predominaram os acidentes fatais com motocicletas (64%).

Para ler o Boletim Estatístico na íntegra, acesse o link.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock