O mercado de seguros possui suas particularidades. Apesar de chegar até o corretor de seguros por vários caminhos digitais (web, mídias sociais etc), na hora de fechar negócio o cliente ainda espera conversar com alguém. Entretanto, com a evolução das mídias, do mercado e dos consumidores, esta realidade tende a ser diferente. Marcelo Blay, CEO da Minuto Seguros, conta que a taxa de conversão de leads digitais é de cerca de 10%. “Entretanto, quando este lead vem da indicação de outro cliente, esta taxa sobe para mais de 50%”.
Atrás desta indicação altamente qualificada, Kleber de Paula procurou a aceleradora Oxigênio para tocar o webapp Cliente Agente, que agora passa a ser disponibilizado no mercado. Trata-se de uma plataforma online que permite ao corretor de seguros receber indicações de seus clientes e recompensá-los com um programa de pontos.
Como corretor de seguros há mais de 20 anos, Kleber identificou a necessidade de investir no mercado digital para se aproximar de uma nova leva de consumidores. “As insutechs têm o dom de aproximar os jovens e as iniciativas inovadoras ajudam a ter insights. Inovar empodera”, refletiu durante evento de lançamento do Cliente Agente.
Os corretores de seguros poderão aderir à plataforma para poder ofertar aos seus clientes o programa de pontos do Netpoints. “Cada corretor é quem vai determinar o valor da sua pontuação, de acordo com cada produto”, acrescentou Kleber. Através do app, o desenvolvedor acredita que será possível ampliar a interação com o cliente, aumentando os pontos de contato.
O head de Digital e Inovação da Porto Seguro, Gustavo Zobaran, disse que é o comportamento do consumidor que está guiando a transformação. “São as empresas menores que dirigem este movimento, justamente por terem maior facilidade para entender o seu cliente. Ser preditivo é utilizar informações disponíveis para tomar atitudes antes que os fatos aconteçam”, completou.
O Cliente Agente já possui cerca de 200 corretores de seguros parceiros, que já estão implantando o produto para a sua base de clientes.
Kelly Lubiato
Revista Apólice