Ultima atualização 29 de junho

CIST expande sua atuação e realiza evento no Rio de Janeiro

Entidade, que conta com profissionais de riscos e seguros que atuam na logística nacional e internacional de cargas, realizará encontros em diversas capitais do País
Visita do público à sede do IRB-Re
Visita do público à sede do IRB-Re

Sudeste – O Clube Internacional de Seguros de Transportes (CIST), que reúne corretores, seguradores, prestadores de serviços e consumidores do ram, oestá expandindo suas atividades. A entidade realizou seu primeiro evento em outro estado: no Rio de Janeiro. Mesmo recebendo profissionais de vários estados e até estrangeiros em seus eventos, além de seus executivos também participarem de encontros de parceiros em outras localidades e países, seus eventos de capacitação aconteciam apenas em São Paulo. Para o público paulistano e interessados de outros estados fiéis aos encontros mensais do CIST os debates são filmados para transmissão online.

Palestra do workshop

O presidente do CIST, Salvatore Lombardi Junior, que assumiu a gestão em março, destacou o objetivo de ampliar e consolidar a atuação da entidade nacionalmente, realizando eventos nas principais capitais e investindo na divulgação e transmissão a todo o País. “O mercado de seguros de transportes é bastante especializado e necessita desta troca de informações entre seus profissionais, por isso a atuação da entidade é referência no Brasil. Queremos disponibilizar o acesso a esse conteúdo especializado a profissionais de todo o País, bem como promover a integração de colegas de diversas localidades”, afirma.

Para essa edição, o encontro aconteceu na sede do IRB-Re, empresa que tem sido apoiadora e parceira do CIST e agora também abrindo caminho no mercado carioca. Tanto que o evento foi prestigiado pelo presidente do IRB-Re, José Carlos Cardoso. Para a realização do encontro o CIST também contou com o apoio da FenSeg, representada pelo gerente Danilo Silveira.

Na visão dos diretores do CIST, o primeiro encontro no Rio de Janeiro foi um sucesso, reunindo cerca de 100 profissionais do ramo. O vice-presidente do CIST, Paulo Robson Alves, e o vice-presidente de Resseguro do IRB Brasil Re, José Farias, deram as boas-vindas ao público.

O primeiro painel, “STP Stock Throuhgput (STP) – Uma visão de Riscos e Seguros na Cadeia de Suprimentos”, foi apresentado pelo especialista em Transportes do IRB-Re, Sergio Dias; e teve como debatedores Kedma Fonseca, diretora de Marine & Aviation da Aon Benfield; e Conrado Trajano Malburg, diretor Executivo da Willis Tower Watson. “A apólice de Stock Throughput, se bem elaborada, pode ser uma solução integrada para alguns segurados de Transportes, abrindo novas possibilidades na subscrição de Marine Cargo. Por outro lado, se for uma mera fuga do seguro de Property, ou se for mal dimensionada (precificação e condições), pode se tornar uma grande dor de cabeça e causar prejuízos consideráveis a seguradores e resseguradores”, disse Dias.

O segundo painel, “Legislação ambiental e logística dos transportes fracionados”, foi comandado por Glória Santiago M. Benazzi, diretora Secretária do Comitê Brasileiro de Transporte e Tráfego- ABNT-CB-16 e coordenadora da Comissão de Estudos de Transporte Terrestre de produtos perigosos desde Comitê; e teve os debates de Alfredo Chaia, diretor-presidente da International Risk Veritas e vice-presidente do CIST; e José Lúcio, diretor Executivo da WGRA Riscos Ambientais. Gloria apresentou de forma dinâmica o arcabouço da Legislação Ambiental e a Logística do Transporte de Produtos e Resíduos Perigosos e cuidados necessários. “Os diferentes volumes num carregamento contendo produtos perigosos devem ser convenientemente arrumados e escorados entre si ou presos por meios adequados na unidade de transporte e, de maneira a evitar qualquer deslocamento, seja de um volume em relação a outro, seja em relação às paredes da unidade de transporte”, enfatizou Glória.

No encerramento, o presidente do CIST, Salvatore Lombardi Junior, homenageou seu antecessor e presidente honorário, José Geraldo da Silva, por sua dedicação à entidade como presidente pelos primeiros seis anos.

Logo após o evento, o presidente do IRB-Re, José Carlos Cardoso, ofereceu aos participantes uma visita no jardim da sede, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A cobertura de 11.100 m² conta com jardins do paisagista Roberto Burle Marx.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock