Ricardo Curi, gerente de marketing; Adriana Blay, diretora de RH; Joane Felix, analista de RH e Marcelo Blay, CEO

RH: Descobrindo novos talentos online foi o case inscrito pela Minuto Seguros e vencedor do Prêmio Melhores do Seguro 2017 – Corretoras. Em de janeiro de 2017, a Minuto Seguros readequou a sua forma de contratar e fazer a seleção de pessoas. Atualmente, o processo  de entrevista é feito quase totalmente online. Isso influencia diretamente na otimização de entrevistas e seleção de  pessoas, além de pensar em um lado mais humano, que facilita a vida dos interessados que não conseguem se locomover com facilidade por motivos, como: custo, falta de tempo etc.

O candidato envia o currículo por alguns dos meios que a Minuto disponibiliza atualmente, seja pelo site, sites de emprego, redes sociais e afins. Não há necessidade de deslocamento para entrega de currículos, por exemplo.

Depois dessa triagem, o candidato envia um vídeo de apresentação, que pode ser gravado por meio de link enviado pela Minuto, que é analisado pelo time de recrutamento e seleção para, posteriormente, passar por uma prova de conhecimentos gerais e conhecimentos específicos em seguro. Após a aprovação nessas duas etapas feitas online, o candidato é convocado para vir pela primeira vez à  Minuto realizar uma dinâmica de grupo,  que consiste em uma entrevista, acrescida de um processo de dinâmica de vendas, no qual é analisada a performance do candidato, além de um teste de atenção, observando-se como é, minuciosamente, cada funcionário.

Caso haja a aprovação na penúltima etapa, o processo não tem necessidade de participação presencial e é finalizado com uma simulação de vendas por telefone com o time da Minuto Seguros, além
de um teste de personalidade, feito também online.

O processo é focado totalmente no conforto e tranquilidade do candidatoque, nem sempre, tem tempo para fazer um deslocamento tão grande e com tanta frequência, evitando custos para quem está desempregado, por exemplo.

O processo online ainda é melhor visto por pessoas mais jovens e que tem maior traquejo com ferramentas online, sem contar a facilidade e desenvoltura na gravação de vídeos, por exemplo. Mas isso não é uma via de regra, pois, na corretora, há funcionários de todas as idades e que se adaptaram muito bem ao processo de seleção online.

A parte presencial só é realizada nas últimas etapas, quando o possível novo funcionário já passou por entrevistas online, provas de conhecimentos gerais e específicos em seguros. Como a corretora está em um projeto de expansão, ajustar a forma de contratação era fundamental para que os números fossem atingidos.

Do final do ano de 2016 até julho de 2017, o número de contratações da Minuto cresceu em 30%. O objetivo até o final do ano é que esse número suba ainda mais e se enquadre dentro do planejado pela corretora.

Esta nova forma de entrevista também gerou ganho de tempo para a corretora na parte de recrutamento de pessoas com alta probabilidade de contratação pela qualidade demonstrada nos testes. Além disso, o processo online facilita que haja maior possibilidade de contato com o candidato para informá-lo sobre as etapas do processo. Adriana Blay, diretora de RH na Minuto, comentou um pouco sobre o processo.

“A gente quis pensar em um lado mais humano e que ajudasse o candidato. Antes, eles tinham que passar praticamente o dia inteiro no processo de seleção, de modo que pudessem passar por todas as etapas.Hoje é mais tranquilo e cômodo. Também é importante ressaltar que esse processo online ajuda na tranquilidade do candidato, que não se sente pressionado e consegue mostrar o melhor de si, com calma e tranquilidade” relata Adriana.

Diversas áreas foram beneficiadas dentro da empresa, principalmente a de recrutamento e seleção, que otimizou o processo de contratações, além da área de vendas, que ganhou mais funcionários de qualidade em menos tempo. A área de treinamento também se beneficiou, pois, quanto mais pessoas de qualidade chegam, menor o tempo que eles passam em sala e maior a facilidade que o treinamento é passado.

A Minuto possui atualmente 450 funcionários e projeta crescer ainda mais no próximo ano, principalmente no setor de vendas.

Inscrição para o Prêmio Melhores do Seguro 2018 – Corretoras

As inscrições dos cases já podem ser feitas pelo hotsite do Prêmio (www.premiomelhoresdoseguro.com.br).

M.S.
Revista Apólice

Deixe uma resposta