Ultima atualização 13 de junho

94% dos brasileiros procuram passagens pelo celular

Estudo também mostra que cerca de 64% dos entrevistados preferem contratar serviços diretamente pela internet

A duração das viagens do brasileiro ainda é curta durante seu período de férias. Segundo a pesquisa Jornada do Viajante, que a MindMiners tabulou a pedido do PayPal Brasil, 81% dos brasileiros se tornam turistas por, no máximo, 10 dias por viagem.

Outra conclusão do estudo é que, a exemplo dos últimos números divulgados pelo IBGE sobre acesso à internet por meio de smartphones (mais de 92% da população usa o equipamento para navegar atualmente), a maioria dos brasileiros – 94% – faz pesquisa sobre o destino das férias e como chegar até lá por meio de seus telefones celulares.

Passagem e hospedagem são os itens mais procurados, seguidos por alimentação no local e passeios. A última preocupação do candidato a viajante é locação de veículos. Ao final das buscas online, 64% garantem contratar os serviços também por meio da internet, sem intermediários.

O principal meio de pagamento do brasileiro que viaja ainda é o cartão de crédito (principalmente parcelado), mas as carteiras digitais, como o PayPal, tornam-se, cada vez mais, uma opção considerada pelos turistas – 51% deles ou já as utilizaram ou estão propensos a fazê-lo. O estudo, realizado de forma 100% online, recebeu informações de turistas brasileiros das classes ABC e de todas as regiões do País durante o mês de maio de 2018. Os highlights você confere abaixo:

Novidades

  • A internet é a principal ferramenta tanto para quem viaja quanto para quem vende produtos e serviços de turismo no Brasil. Segundo a MindMiners, 53% dos viajantes que buscam informação sobre passagens aéreas o fazem via sites de busca; 41% caçam os melhores preços diretamente em sites de compra de passagem; e 27% acessam os sites das próprias empresas. Cerca de 35% vão fisicamente a lojas de operadoras de viagem. (pergunta com múltiplas respostas)
  • Quando o assunto é hospedagem, 64% dos entrevistados dizem procurar informação em sites de busca; 37%, em sites de compra direta de hospedagem; e 13% nos sites das próprias empresas (hotéis, hostels, pousadas etc.). Neste quesito, cerca de 29% vão até agências físicas – índice que aumenta para 32% quando o viajante está em busca de hospedagem fora do País. (pergunta com múltiplas respostas)
  • Amigos e familiares são fontes de informação turística confiáveis para 37% dos entrevistados quando querem saber que passeios fazer. O índice cai para 28% quando o viajante está em busca de dicas para hospedagem; cai mais um pouco, para 21%, quando se trata de opções de traslado; e cai ainda mais, para 11%, quando o assunto é passagem aérea. (pergunta com múltiplas respostas)
  • Na hora de pesquisar itens para a viagem, 94% o fazem via smartphone; e 82%, via notebook ou desktop. Destes, 64% garantem que fecham negócio online, sem intermediários; e 22% acabam fechando pela internet, mas só depois de ir a uma agência física e conversar com um vendedor. Outros 22% garantem só confiar no atendimento personalizado/humano.
  • Um dado que chama a atenção no estudo é o índice de contratação de seguro de viagem. A média geral entre viajantes nacionais é de apenas 28%; entre os internacionais, sobe para 34%. Dentro desse universo, o seguro de extravio de viagens é escolha de 44% dos entrevistados que viajam dentro do País (índice que sobe para 52% em caso de viagem ao exterior). Já o seguro de saúde/acidentes acompanha apenas 40% dos viajantes nacionais (e 48% dos internacionais). (pergunta com múltiplas respostas)
  • O principal meio de transporte utilizado? Para 87%, avião; para 78%, ônibus; navio foi escolha de 35%; e 32% citaram trens. (pergunta com múltiplas respostas)
  • A MindMiners quis saber também onde o brasileiro prefere se hospedar quando sai de férias. E 78% disseram que preferem hotéis; 72%, pousadas; 24%, hostels; e 20% optam por alugar casas ou apartamentos. Na média, 90% dos viajantes fazem reservas de hospedagem antes de sair de casa. (pergunta com múltiplas respostas)
  • Uma vez no destino, 66% dos turistas brasileiros preferem se locomover via transporte privado; 56% utilizam transporte público; e 48% pegam táxis. Outros 31% costumam alugar carros; 13% optam por transfer com van; e 8% preferem andar de bicicleta. (pergunta com múltiplas respostas)
  • Demonstrando que o mundo online faz cada vez mais diferença na vida de quem viaja, 79% dos pesquisados dizem usar aplicativos de transporte privado; 52% usam apps para chamar táxis; e 37%, apps de empresas de locação de veículos. (pergunta com múltiplas respostas)
  • Na hora de comer, 72% dos brasileiros em viagem procuram restaurantes em geral; 62% escolhem os restaurantes dos hotéis em que estão hospedados; 58% optam por cadeias de fast food; 57% compram alimentos em supermercados; e outros 38% citaram food trucks ou barraquinhas de rua. (pergunta com múltiplas respostas)
  • Em relação à organização dos passeios, a MindMiners descobriu que 80% dos turistas entrevistados preferem criar seus próprios roteiros; e 39% citaram também a facilidade dos pacotes fechados. Os passeios preferidos dos brasileiros? Praias (78%); pontos turísticos históricos (77%); parques (74%); e centros de compras (61%). (pergunta com múltiplas respostas)

Citações

  • “Fica claro, após conferirmos os resultados da pesquisa, que a tecnologia online faz, cada vez mais, parte da vida dos brasileiros. Desde a busca por passagens aéreas e hospedagem até a compra propriamente dita, os equipamentos móveis se mostram os melhores amigos do turista que quer facilidade e segurança na hora de viajar de férias”, diz Thiago Chueiri, diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil.
  • “Na era da informação, em que o consumidor tem resposta às suas dúvidas na ponta dos dedos, a tendência é que ele dependa cada vez menos das marcas para educá-lo na jornada de compra de produtos e serviços. Um exemplo é que 92% dos brasileiros fazem pesquisa sobre a viagem antes de contratar pacote. Aliás, é alta a conversão de compra no ambiente digital, inclusive entre o público mais velho. Os celulares, com penetração crescente no País, são os devices mais utilizados. Isso não significa um distanciamento das marcas durante o processo, muito pelo contrário: elas surgem como facilitadoras na enxurrada de informações e podem estabelecer uma relação com os consumidores informados, mas, muitas vezes, carentes de uma aproximação neste meio”, ressalta Adriele de Freitas Lima, pesquisadora de Mercado da MindMiners.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock