Ultima atualização 30 de maio

Transformação digital vai impactar no crescimento da tecnologia SD-Wan

Troca de informações via SD-Wan oferece vantagens para as companhias, gerando mais agilidade, economia de recursos e maior controle de latência

O mundo corporativo está cada dia mais globalizado e conectado. Para garantir a eficiência de sua operação, uma empresa que deseja atuar entre os principais players do mercado precisa estar apta a processar arquivos armazenados em unidades distribuídas por diversos pontos do mundo e permitir o acesso e troca de informações, remotamente e em tempo real. Por conta desta necessidade, cada vez mais, as companhias estão investindo fortemente em ferramentas de Transformação Digital (DX) e 3rd Plataform Technologies, como Cloud, Big Data e Analytics, Mobilidade e Social Business.

Porém, para dar suporte ao investimento nestas tecnologias, é essencial desenvolver uma boa estratégia de rede, que permita um acesso rápido, seguro e eficaz a essas informações, que podem ser sigilosas e cruciais para o sucesso do negócio. A escolha do tipo de rede que será usada deve ser pautada em quatro pontos primordiais: custo-benefício, segurança, privacidade e controle.

Neste cenário, vemos uma tendência ganhando  força no mercado internacional, a tecnologia Software Defined Wan (SD-Wan). Conhecida como uma excelente alternativa para baratear o custo e oferecer mais segurança e controle da rede, a tecnologia SD-Wan promete dominar o Brasil nos próximos anos. Segundo previsão do International Data Corporation (líder mundial em inteligência de mercado), estima-se que o mercado SD-Wan deve alcançar US$ 8 bilhões em 2021, uma expectativa que revela o promissor potencial mundial desta ferramenta.

Esse crescimento deverá ser alavancado pela necessidade das empresas que estão investindo em Transformação Digital e implementando 3rd Plataform Technologies, como Cloud, Big Data e Analytics, Mobilidade e Social Business. A tendência é que essas tecnologias de transformação digital aumentem o fluxo de informações, elevando a importância da rede para os negócios.

A troca de informações via SD-Wan oferece diversas vantagens para as companhias, gerando mais agilidade, economia de recursos, maior controle de latência e mais segurança para dados armazenados em nuvem.

A tecnologia possibilita que a SDN seja formatada para criar rapidamente uma “Wan híbrida” inteligente, englobando uma VPN IP destinada a empresas. A SD-Wan pode recorrer a qualquer protocolo de transmissão: ADSL, 4G, MPLS, Links Dedicados e Internet, para proporcionar os melhores custos e benefícios para aplicações mais sensíveis.

A tecnologia permite às empresas independência e flexibilidade na transmissão de dados. Desta forma, a SD-Wan permite que o tráfego seja enviado, de forma automática e dinâmica, pelo caminho mais adequado da Wan, considerando as melhores condições de segurança, exigências da qualidade de serviços e desempenho, fornecendo redundância e alta disponibilidade, previamente definidas e programadas pela empresa.

As redes MPLS têm sido preteridas pelas empresas em função dos altos custos e falta de flexibilidade para as operações. Porém, a abordagem SD-Wan, considerada uma evolução das redes, traz uma nova realidade, na medida em que facilita o gerenciamento através de recursos de dispositivos de rede programáveis, que podem ser alterados remotamente, e a escolha do melhor roteamento, dois pontos fundamentais para a otimização de performance e agilidade.

Num cenário hipotético, uma rede de farmácias com diversas unidades que precisam estar interconectadas, poderia utilizar SD-Wan nas pontas para reduzir custos e garantir alta disponibilidade. Isso pode ser feito somando redes de alto desempenho (Link Dedicado), com redes mais baratas (ADSL, 4G, etc) conectadas ao appliance ou servidor SD-Wan, independente da simetria de bandas. A nova tecnologia garante a escolha do melhor caminho criando métricas de desempenho. Dessa forma, caso um dos links apresente redução de desempenho, o outro é utilizado.

Embora ainda seja pouco difundida no Brasil, o sucesso internacional da aplicação da tecnologia SD-Wan revela importantes benefícios que poderão auxiliar muito a performance de TI das empresas, principalmente em mercados emergentes, como o Brasil. Sem dúvidas, este é um tema que deve estar no radar de executivos e profissionais de TI do País que não pretendem perder vantagem competitiva neste cenário de transformação digital.

Sobre o autor

Cristian Nascimento, diretor da Telium Networks, empresa focada em de Telecomunicações e Data Center para o mercado corporativo

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock