Ultima atualização 04 de junho

Seguro garantia cresce 32% em 2017

Carta Conjuntura de abril, produzida pelo Sincor-SP, mostra que processos trabalhistas e autuações fiscais foram os responsáveis pelo crescimento do ramo

Segundo dados da Carta de Conjuntura de abril, produzida pelo Sincor-SP, o seguro garantia registrou um avanço de 32% em 2017 na comparação sobre o ano anterior. O ramo, no entanto, foi influenciado principalmente pela crise econômica e o desemprego. Praticamente 90% desse volume derivaram de garantias judiciais, especialmente para processos trabalhistas, oriundos de demissões, ou do aumento de autuações fiscais como forma de diminuir a queda da receita dos governos.

De acordo com especialistas do setor, o ideal é que o crescimento do seguro garantia se baseie em modalidades chamadas tradicionais. “A origem do seguro garantia é cobrir inadimplementos contratuais essencialmente ligados a investimentos e operações públicas e privadas, como construções, fornecimentos de produtos e equipamentos e prestações de serviços em geral. Aí se aplicam as modalidades chamadas tradicionais desse seguro como licitante, ‘performance’, adiantamento e/ou retenção de pagamentos, aduaneiro, manutenção corretiva e outros. Se tivéssemos crescido 32% nessas modalidades, seguramente o Brasil estaria vivendo um ‘boom’ de crescimento econômico”, diz o coordenador da Comissão de Crédito, Garantia e Fiança Locatícia do Sincor-SP, Edmur de Almeida.

O Brasil saiu oficialmente da recessão em 2017 quando o PIB registrou alta de 1% após dois anos de retração. A retomada da economia pode significar melhora qualitativa no setor de seguro garantia. Outra oportunidade vantajosa pode ser a revisão da Lei de Licitações e Contratos da Administração Pública (PL 6814/2017), que tramita na Câmara dos Deputados. A proposta prevê aumento do valor da garantia para licitações de 1% para até 5%, e da garantia de adjudicação de contratos de 5% para até 30%.

De acordo com Almeida, “os desafios são atualizar, melhorar as métricas de concessão de limite de crédito para as empresas tomadoras e as condições do seguro garantia, em linha com as alterações da lei”.

1º trimestre

Com os números consolidados do 1º trimestre, é possível constatar que a receita de seguros cresceu 5%, com relação ao mesmo período do ano anterior. O seguro de pessoas continuou liderando em termos de crescimento, com uma variação de 10%. Já o seguro de ramos elementares cresceu 3% (incluindo o DPVAT) e 5% (sem incluir). “A avaliação positiva para o setor permanece, mas fica claro que o crescimento não invalida a necessidade das reformas políticas para números mais elevados”, comenta o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo.

Nos ramos típicos de seguros (automóvel, pessoas, residencial, empresarial), sem considerar as operações de saúde suplementar, a variação acumulada foi de mais 5%. O saldo de reservas do setor de seguros (considerando o segmento de capitalização) atingiu R$ 928 bilhões em março. Para o ano, a previsão é que o montante ultrapasse R$ 1 trilhão.

Veja a carta completa no link.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO