Ultima atualização 30 de maio

Petrobrás prorroga seguro com Chubb, Tokio e BB Mapfre

Programa de seguros da petroleira venceria nesta quinta-feira, mas estatal concedeu aval para a sua extensão por mais 18 meses, como já estava previsto em contrato
Crédito: Paulo Whitaker, Reuters
Crédito: Paulo Whitaker, Reuters

Em meio ao conturbado cenário de greve no País, a Petrobras prorrogou o seu programa de seguros para riscos no Brasil pagando ainda menos. O sindicato de seguradoras tem a norte-americana Chubb, na posição de líder, a japonesa Tokio Marine e a BB Mapfre que seguem à frente do contrato, que envolve mais de US$ 40 milhões em prêmios de seguros, sendo um dos maiores do mundo no segmento. Já a importância segurada soma alguns bilhões de reais. O programa de seguros da petroleira venceria na quinta-feira (31), mas a estatal concedeu aval para a sua extensão por mais 18 meses, como já estava previsto em contrato.

Enxugando

Depois de reduzir as taxas de seguros pagas na renovação anterior, a Petrobrás conseguiu diminuir ainda mais o seu custo. Contribuiu não só o momento ainda “soft” do mercado de seguros, ou seja, com excesso de oferta que empurra as taxas para baixo, bem como a melhora da estatal do lado operacional e também em termos de governança corporativa. O fato de a Petrobrás ter desinvestido vários “ativos penduricalhos” que não faziam parte do seu core business também ajudou a baixar os preços pagos às seguradoras.

Risco excluído

A greve dos caminhoneiros bem como a possível paralisação dos petroleiros, que pode começar hoje, dia 30, não pesaram no custo da prorrogação do contrato. Até mesmo porque esse é um risco que não encontra respaldo na maioria das apólices no Brasil nem no programa de seguros da Petrobras, que abrange ativos no País offshore (como plataformas) onshore (refinarias, oleodutos). Procurada, a Petrobras não comentou. As seguradoras mencionadas também não se manifestaram.

Fonte: Broadcast, Estadão

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO