Ultima atualização 25 de maio

Novo perfil do consumidor é debatido no Simplo 2018

Palestrantes abordaram os movimentos que transformaram o consumidor nos últimos anos e as novas tecnologias que alavancaram o setor

A 13ª edição do Simpósio de Planos Odontológicos (Simplo), realizado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog), em São Paulo, que acontece nos dias 10 e 11 de maio, apresentou, em seu primeiro dia, o painel Transformações no consumo: a mudança do perfil do consumidor, que trouxe diversas análises sobre as mudanças deste cenário no Brasil e no mundo. Fábio Mariano Borges, professor de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM, abriu o debate pontuando que todos nós somos consumidores e que a cada ano surgem transformações no consumo e, principalmente, no consumidor.

Borges fez menção ao surgimento da nova classe média no Brasil, ocorrido entre 2010 e 2014. “Atualmente, o consumidor pratica a pedalada fiscal doméstica. Ele decide a conta que não irá pagar, o que chamo de empreendedorismo de necessidade. Estamos passando por uma transformação de valores e a classe média também começou a mudar, se espelhando em seus chefes, gestores ou supervisores”, pontuou.

O professor apontou, ainda, quatro principais movimentos que estão relacionados aos consumidores no Brasil e no mundo. São eles: era da empatia, era da inclusão, era de empoderamento e era de indignação. “Trata-se de uma transformação de mentalidade. O mundo está se transformando. E o seu consultório? A transformação pessoal acontece, mas também ocorre nos negócios”, finaliza.

O CEO da Tracksale, Tomás Duarte, falou sobre a evolução da experiência com o cliente. “Os consumidores querem eficiência, um serviço qualificado, pagamento facilitado”. Duarte acredita ser fundamental basear esse relacionamento em três pilares: sem esforço, no qual se reduz barreiras e torna processos mais simplificados; emoções memoráveis, nas quais se garanta uma boa experiência; e sucesso, que será consequência desse processo. “A jornada do cliente vai determinar quais passos ele vai tomar se relacionando com a companhia”, conclui.

O painel Transformações estratégicas: como direcionar seu produto para um público-alvo, trouxe a presença de Jaqueline Sena, diretora-superintendente da Hapvida, e Rafael Caetano, diretor de vendas online e CRM da Porto Seguro, que contaram a trajetória das companhias e a preocupação com um modelo de gestão diversificado, além das modernizações baseadas nas mudanças do perfil do consumidor nos últimos anos.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO