Sul – A MiX Telematics, empresa de telemetria veicular e soluções para gestão de frotas, marcará presença na 20ª edição da Transposul, evento de transportes e logística da região Sul do País. A feira acontecerá entre os dias 27 e 29 de junho, no Fundaparque, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.

Na ocasião, a empresa destacará suas soluções fundamentais para gestão de transporte rodoviário de carga e coletivo urbano. Entre elas, está o Rotograma Falado, uma das funcionalidades do MiX Smart, solução integrada à telemetria que permite alertar os motoristas sobre os perigos da via. Ele conta com tecnologia de predição de movimento permitindo que os alertas sejam exibidos com uma distância segura e totalmente parametrizável, aumentando assim, a segurança do condutor e eficiência do transporte.

No caso da Jornada de Trabalho, a Telematics criou um software com sistema automático; no qual o condutor se identificar por meio da Chave Azul. Assim, o início da viagem é contabilizado a partir do momento em que o motorista inicia a sua atividade ou permanece à disposição da empresa.

O tempo em espera é contabilizado por locais pré-definidos pela empresa; a refeição é apontada a partir da parada de uma hora contínua dentro do período de refeição. Outro ponto é que os acordos sindicais são inseridos no sistema de acordo com o Manual Controle de Jornada.

Durante a feira, também será destacado o MyMiX, nova plataforma de tecnologia voltada para os motoristas analisarem o seu perfil de condução, transformando a sua avaliação diária em uma rotina de melhoria constante. O principal objetivo da plataforma é melhorar o engajamento do motorista dentro de uma organização, fornecendo aos motoristas acesso direto à informações que são relevantes para o desempenho de sua direção e como eles realizam seu trabalho diariamente. Como vantagens, os motoristas têm menos incidentes de saúde e segurança, melhoria na eficiência operacional do negócio, redução de custos operacionais para o negócio, oferecer serviço/experiência superior ao cliente e reduzir a exposição ao risco para os negócios.

Reconstituição

Além disso, a companhia apresentará o MiX Vision, que permite ver eventos e comportamentos do motorista que levam a um acidente, por meio de evidências visuais que reconstituem as cenas que antecedem o acidente ou a infração de trânsito pontuada. As informações sobre os eventos e dados da viagem são capturadas por duas câmeras acopladas à cabine, uma voltada para a estrada e a outra câmera voltada ao motorista, permitindo a captura simultânea de imagens de vídeo de um evento, sem o risco de adulteração. E também há a possibilidade a acoplar mais duas câmeras nas áreas externas no veículo.

Outra solução apresentada será a solução MiX Fleet Manager Mobile, aplicativo mobile que permite analisar eventos, localizar veículos direto no mapa, ter a última posição e histórico de viagens, informação por condutor, indicativos de velocidade por viagem, divisão de viagem por km percorrido, detalhes de eventos e notificações em tempo real e reconstituição de últimas viagens no mapa. A solução permite aos gestores de frota o acompanhamento em tempo real e de forma online de toda a frota.

M.S.
Revista Apólice