Ultima atualização 03 de maio

A importância do atendimento pós-venda

Contato após a venda é fundamental para fidelizar o cliente. Alertas e dicas sobre o mercado ajudam a cultivar a simpatia do segurado

Para muitos, atendimento ao cliente nada mais é que um telemarketing disfarçado, profissão essa que muitos (inclusive eu) julgam. Entretanto, quando acontece algum problema com o serviço que adquirimos, para quem corremos? Ao atendente de telemarketing, pois, na maioria das vezes, é ele
quem vai tentar resolver o problema.

Este serviço ocupa um espaço bastante significativo no mercado de trabalho no Brasil e é uma das carreiras que mais cresce. Sua importância não está somente em receber ou fazer ligações, mas em dar um suporte e caminho para a resolução do problema em questão.

Mas quando nos referimos ao atendimento pós-venda, seja o receptivo ou ativo, você passa a fazer um atendimento mais personalizado. Não se trata em saber se está tudo bem, mas em entender a necessidade de cada cliente. Por exemplo, em uma corretora de seguros, por que ligar para o cliente, após a aquisição do seguro, é tão importante?

Para saber se ele precisa de mais alguma coisa? Errado! Você não liga para jogar conversa fora, mas para saber se ele recebeu a apólice, lembrá-lo de deixar a carteirinha sempre com os documentos do carro. Estar pronto para ajudá-lo na eventualidade, manter-se à disposição. Caso não tenha recebido,
fazer essa transição ou solicitação de envio. Se for um momento propício, informar outros ramos. Não é vender, mas cientificar.

Sabemos que não é sempre que teremos que lidar com situações simples de envio de apólices, pois um dos setores em que mais há reclamações é o de sinistros. Não é fácil lidar com o estresse, a grosseria ou até a falta de respeito, mas é entendível, a situação é extremamente incômoda.

É nessa hora que você tem de dar uma estrutura de atendimento completa, oferecendo toda assessoria necessária, mas, veja bem, estamos falando de pós-vendas. Obter feedback do segurado fará com que você melhore a abordagem da equipe. É propor soluções, cumprir a palavra, e o mais importante, nunca deixar nenhum cliente sem resposta.

O atendimento pós-venda permite criar estratégias importantes de abordagens, corrigir os erros, gerar acertos e obter a fidelização.

Sobre a autora

Aline Felix, jornalista

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock