Ultima atualização 02 de maio

Uso da IA na saúde é tema de debate em evento

48ª Jornada Paulista de Radiologia discutirá a importância do avanço tecnológico para o setor e os grandes benefícios que a Inteligência Artificial traz

Sudeste – Ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas. Eis uma definição resumida do que é Inteligência Artificial (IA), tecnologia largamente usada em diversos ramos da economia e que começa a figurar também na área da saúde. A ética na aplicação da IA na Radiologia será debatida no maior evento da especialidade da América Latina, a 48ª Jornada Paulista de Radiologia, que acontece de 3 a 6 de maio, em São Paulo-SP.

Segundo o Dr. Marcelo Felix, diretor de Tecnologia da Informação da Sociedade Paulista de Radiologia (SPR) e gerente de informática e inovação do Hospital Israelita Albert Einstein, a aplicação do uso da IA focada na gestão de empresas de radiologia representa uma grande oportunidade, visto a quantidade imensa de dados necessários para a elaboração do diagnóstico.

“Aqueles que buscam a revolução digital devem ter no seu Balanced Scoredcard (BSC) – metodologia de medição e gestão de desempenho de um negócio baseada em tecnologia – projetos e metas específicas de inteligência artificial”, afirma ao ponderar que o avanço do uso da tecnologia na saúde ainda esbarra em questões éticas sobre a máquina substituir o trabalho do radiologista. “Aos poucos, a maturidade tecnológica aponta para o uso da ferramenta como apoio à decisão diagnóstica e terapêutica”, pontua.

Ainda tem mais

Ao lado do diretor da SPR, o Dr. Felipe Kitamura integra o módulo de Informática em Radiologia, que acontece dias 3 e 4 a partir das 9h. Kitamura é médico neurorradiologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), desenvolvedor no Laboratório de Inteligência Artificial da DASA e Coordenador de Tecnologia e Inovação Médicas da FIDI. Ele apresentará um algoritmo de inteligência artificial programado para identificar precocemente tomografias de crânio com sangramento intracraniano, a fim de que os laudos para esses casos sejam imediatamente priorizados.

“Ao priorizar um paciente que tem o diagnóstico mais grave damos a possibilidade de tratar precocemente e até salvar a vida dele”, explica. “Há muitas possibilidades de melhoria no fluxo de trabalho da Radiologia e, por isso, a grande maioria dos algoritmos têm esse foco. Não temos visto produtos que visam substituir o radiologista”.

Serviço

Evento: 48ª Jornada Paulista de Radiologia
Data: 3 a 6 de maio de 2018
Local: Transamerica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo/SP

Mais informações estão disponíveis no link.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO