Ultima atualização 10 de maio

“IA e inovações tecnológicas são aliadas da saúde”

Declaração foi dada pelo presidente da Sociedade Paulista de Radiologia durante a 48ª JPR, realizada em São Paulo

Não devemos temer o uso da Inteligência Artificial e outras inovações tecnológicas na Saúde. Esta foi a conclusão do Dr. Carlos Homsi, presidente da Sociedade Paulista de Radiologia (SPR), ao encerrar a 48ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR) neste domingo (6), após quatro dias de programação científica que abordou temas relacionados à especialidade e áreas relacionadas. “Um tema muito forte em debate na Radiologia diz respeito ao apoio que a máquina pode conferir às nossas tomadas de decisão, principalmente para casos mais críticos e doenças, que dependem de diagnóstico por imagem para mapeamento e definição do melhor tratamento”, disse.

A JPR aconteceu em São Paulo. Na terceira edição organizada em parceria com a Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA), contou com a presença de 15 mil participantes brasileiros e estrangeiros, de países como a Austrália, Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Equador, Inglaterra, México, Paraguai, Portugal, Uruguai e Venezuela.

Ao justificar o enfoque em debates acerca de Inteligência Artificial e novas tecnologias, o médico radiologista explicou que ainda há um medo entre a comunidade – e até entre a população – de que esses avanços substituam a imprescindível ação humana na Saúde. “Não devemos temer esse cenário, mas sim apropriarmo-nos dele para que tenhamos cada mais resultados efetivos para os pacientes”, pontuou.

Sob o tema “Transformando a Educação em Radiologia”, a JPR 2018 realizou mais de 500 aulas, em 20 salas simultâneas. Paralelamente à grade científica, o evento também contou com uma exposição técnica de 85 empresas do setor que apresentaram as principais soluções em equipamentos e serviços à disposição da Radiologia e áreas afins.

“Com os intensos debates dos mais renomados especialistas do Brasil e do mundo, é possível concluir desde já que educação e tecnologia são grandes aliados da Saúde”, comentou Homsi. “A partir do apoio da máquina à expertise humana, consolidado na comunidade médica, certamente seremos mais capazes de priorizar casos mais importantes e seguir buscando benefícios para os pacientes, com diagnósticos que ainda não somos capazes de fazer”, pontuou.

Para o presidente da SPR, a Jornada propõe uma convergência entre subespecialidades para debater assuntos ligados à Radiologia. “Oportunidades como essa apoiam tomadas de decisões, não só da especialidade, mas da medicina em geral e à realidade nacional e internacional nas suas facetas técnica, profissional, econômica, política e de perspectivas”, afirmou Homsi.

Na ocasião, a SPR também anunciou o tema da Jornada 2019, que será “Celebrando as Relações Internacionais”, com o objetivo de exaltar o intercâmbio de informações entre as nacionalidades. A próxima edição acontecerá de 2 a 5 de maio, também em São Paulo.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock