Ultima atualização 29 de maio

Greve dos caminhoneiros tem impacto direto no seguro de transportes

Apenas em 2017, valor das cargas roubadas no Brasil foi superior a R$ 2 bilhões, com crescimento de 45,3% em relação a 2016

ATUALIZADO EM 28/05/2018 ÀS 14H18 – Falta de combustível e filas nos postos, escassez de alimentos, racionamento de energia na região Norte, redução da frota de ônibus nos grandes centros. A greve dos caminhoneiros está afetando a vida de milhões de brasileiros. Os prejuízos podem atingir tanto a população quanto as empresas contratantes dos serviços de transporte.

Salvatore Lombardi Jr

De acordo com o balanço da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) – uma das responsáveis pela greve–, são 330 pontos de rodovias interditadas pelo movimento de paralisação dos caminhoneiros em 23 estados. A parada interfere não só na distribuição de alimentos, que apodrecem rapidamente, como na preservação de eletrônicos, que podem ser saqueados, mas também nas apólices de seguro destes produtos.

É importante dizer que essas apólices não cobrem o risco de greve. “A greve não é apenas dos caminhoneiros. As empresas de transporte estão fazendo o ‘lockout’ (greve patronal) que, nesse caso, é um risco excluído”, explica Salvatore Lombardi Jr, presidente do Clube Internacional de Seguros de Transportes (CIST). “As chances de uma carga ser saqueada parada no meio de uma estrada é grande. Com o lockout, a empresa passa a assumir o risco de sofrer com roubos ou danos na mercadoria, por isso, a seguradora não é acionada caso ocorra um sinistro”, continua.

O presidente do CIST acredita que as transportadoras estão bem preparadas para os prejuízos que a greve pode trazer. “Essas companhias têm um forte Gerenciamento de Risco. Os altos índices de sinistralidade vistos nos últimos anos clamaram pela especialização no setor. Além disso, empresas de gestão e seguradoras estão trabalhando mais para atender uma maior parcela do mercado, oferecendo produtos mais abrangentes para o ramo de transportes”, declara Lombardi.

Orientações

  1. Caso esteja preparando uma viagem, se possível, mantenha o veículo nas unidade até que as rodovias sejam liberadas;
  2. Caso esteja viajando, busque rotas alternativas e só pare em postos que tenha alguma familiaridade;
  3. Caso esteja no meio da estrada, não fure os bloqueios, pois isso pode causar ira nos manifestantes.

Greve sem prazo de validade

O presidente da Abcam, José da Fonseca Lopes, disse entrevista à rádio CBN, que a redução de 10% na cotação do diesel pelo período de 15 dias, que foi anunciada na noite de quarta-feira (23) pela Petrobras, “não é suficiente” e “não resolve a situação”. “A greve será suspensa  apenas se governo retirar a tributação sobre o combustível até o fim de 2018 ou 2019”, enfatizou o presidente.

Maike Silva
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock