Ultima atualização 28 de maio

Compliance e Governança melhoram desempenho das empresas

Curso da ENS fornece embasamento teórico e prático sobre as questões de governança, compliance, gestão de riscos e controles internos

Resumidamente, o termo compliance significa “agir de acordo com as regras”. Trata-se de um conjunto de disciplinas para cumprir normas legais e regulamentares, políticas e diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição, e detectar, evitar e tratar qualquer desvio ou inconformidade ocasionais.

Já a governança corporativa se refere ao conjunto de estratégias utilizadas pela empresa para demonstrar seu valor e rentabilidade para os acionistas. Para isso, são consideradas todas as práticas que visam à transparência da organização, à igualdade no pagamento dos sócios e demais membros da diretoria executiva, e à responsabilidade corporativa quanto aos resultados e obrigações perante à justiça.

Apesar de similares, compliance e governança corporativa correspondem a diferentes práticas. A primeira é a ferramenta pela qual uma organização garante que a sua atuação está seguindo as normas do mercado, e a segunda está relacionada ao comprometimento da empresa com a ética. Juntas, elas contribuem para o bom desempenho das companhias.

Para apresentar mais detalhes sobre essas duas importantes áreas, a Escola Nacional de Seguros oferece o curso de pós-graduação em nível de extensão Compliance e Governança Corporativa. No momento as inscrições estão abertas no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP), com início das aulas previsto para 4 e 25 de agosto, respectivamente.

O curso fornece embasamento teórico e prático sobre as questões de governança, compliance, gestão de riscos e controles internos, principalmente aqueles voltados para o mercado de seguros. A abordagem é feita de acordo com os padrões internacionais, a legislação e os regulamentos que obrigam seguradoras e resseguradoras a implantar um sistema de governança corporativa, controles internos e gestão de riscos.

O investimento pode ser feito em até cinco parcelas de R$ 524,00, e os interessados devem ter ensino superior completo. Também estão abertas as inscrições para outros três cursos de pós-graduação em nível de extensão, que acontecerão em sete cidades: Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo.

Os temas abordados serão Gestão Comercial, Logística e Resseguro Avançado. Mais informações e inscrições estão disponíveis no ens.edu.br.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO