Ultima atualização 09 de maio

Companhias de seguros deixam de financiar projetos de carvão

Na Europa e no Japão, algumas seguradoras estão deixando fornecer cobertura para construção e operação de minas e usinas a carvão

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que o carvão é uma das principais causas da poluição do ar, a qual compromete a saúde de nove em cada dez pessoas no mundo. Faz sentido, portanto, que as companhias de seguro de vida parem de fomentar essa fonte poluente – e é exatamente isso o que está acontecendo na Europa e no Japão.

Recentemente a Dai-ichi Life Insurance, uma das quatro maiores empresas de seguros do Japão, decidiu não financiar usinas a carvão no exterior – tornando-se a primeira instituição japonesa a fazê-lo. Da mesma forma, a Nippon Life Insurance está considerando restringir o financiamento para usinas de carvão.

Na Europa, o rol de empresas de seguros que está deixando de fornecer cobertura de seguro para a construção e operação de minas de carvão e usinas a carvão passa a incluir a Allianz, que também fez o anúncio recentemente, junto com Axa, Zurich e SCOR. A Allianz já havia optado por desinvestir de empresas de carvão.

O carvão fornece um terço de toda a energia utilizada mundialmente e representa 40% da geração de eletricidade. Os principais consumidores são China, Índia, Estados Unidos e União Europeia. O Banco Mundial acredita que essa fonte de energia sofrerá um declínio dramático nos próximos 30 anos. Por trás dessa transição está o esforço global para combater as mudanças climáticas: a queima de carvão para gerar energia é uma das principais fontes dos gases de efeito estufa. É também uma das principais causas da poluição do ar que, segundo a Organização Mundial de Saúde, causa doenças como acidente vascular cerebral, doença cardíaca, câncer de pulmão, doenças pulmonares obstrutivas crônicas e infecções respiratórias, incluindo pneumonia.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock