Preços muito abaixo dos praticados no mercado, ausência de meios de contato e atendimento ao cliente e falta de certificados de segurança no navegador. Sites fraudulentos de vendas online são cada vez mais comuns.

Um estudo feito pela Serasa Experian, em parceria com consultoria BigData Corp, analisou 4,3 milhões de sites com final .br no mês de janeiro deste ano e apontou que 30% das páginas não estão seguras. Os sites são invadidos por hackers copiam as informações do usuário que são passadas durante uma transação.

Dados pessoais roubados, como nome, endereço, CPF etc., podem ser coletados por terceiros para firmar negócios sob falsidade ideológica ou obter crédito sem a intenção de honrar os pagamentos. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude, o Brasil encerrou 2017 com 1,964 milhão de tentativas, representando alta de 8,2% em relação a 2016.

A pesquisa ainda revelou que só no primeiro bimestre de 2018 já foram registradas 305.480 tentativas, ou seja, a cada 17 segundos um criminoso tentou roubar dados para efetivar uma fraude. “Os consumidores devem ficar atentos para garantir que seus dados não estão à mercê de um possível roubo, verificando se o site possui certificado SSL. Itens como imagens em baixa resolução, links com redirecionamento para outras páginas e domínios diferentes do acessado também são sinal de que há possibilidade de fraude”, alerta Murilo Couto, gerente de certificação digital da Serasa Experian.

Sobre o SSL

O certificado de segurança Secure Socket Layer (SSL) promove uma conexão segura utilizando a criptografia entre o servidor e os dados trafegados. Esta ferramenta é importante principalmente em casos de websites que transacionam informações como dados pessoais e números de cartão de crédito, por exemplo. Na pesquisa, um em cada cinco sites (19%) não possuíam o certificado SSL, percentual que é ainda maior quando analisados sites somente sites corporativos (76%) e blogs (28%).

Outro alvo dos cibercriminosos são os dados de transações financeiras, como as informações do cartão de crédito. Só em novembro do ano passado 5 mil pessoas afirmaram já ter sofrido uma fraude e, deste total, a maioria (36%) afirmou que a fraude foi relacionada ao cartão de crédito.

Dicas para evitar fraude online

Ao ingressar em um site, verifique se possui certificado de segurança. Para isso, basta checar se o http do endereço vem acompanhado de um “s” no final (https). Há ainda certificados que ativam um destaque em verde na barra do navegador;
Evite sites que não são de confiança;
Tenha cuidado com sites que anunciam oferta de emprego ou produtos por preços muito inferiores ao mercado;
Evite realizar qualquer tipo de transação financeira utilizando computadores conectados em redes públicas de Internet;
Ao usar computadores compartilhados, verifique se fez o log off das suas contas (e-mail, internet banking etc.).
Utilize senhas fortes, que tenham também caracteres especiais. Não repita as mesmas senhas em diferentes plataformas de acesso.

Fonte: Mundo Bit UOL

M.S.
Revista Apólice

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