Ultima atualização 25 de maio

Case vencedor 2017: Controle eletrônico de sinistros

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Controle eletrônico de sinistros foi o case inscrito pela Fracel Corretora de Seguros e vencedor do Prêmio Melhores do Seguro 2017 – Corretoras. A carteira de seguro de Vida em Grupo da companhia passou por um processo de gestão eletrônica integral e absoluta para controle de todos os processos de sinistros deste segmento.

O mais importante deste processo foi a possibilidade de gerar estatísticas sobre as causas dos sinistros (acidente de trabalho, de trânsito, doenças que acometem os segurados e em que faixa-etária etc), permitindo que a empresa possa “gerenciar” a carteira de maneira mais efetiva e assertiva.

O sistema A.S.A. (“A Step Ahead”) da Fracel Seguros foi desenvolvido com dois objetivos principais: 1) informatizar a tramitação de sinistros, para que todos os documentos e controles de prazos sejam feitos eletronicamente; 2) gerar informações para a gestão de riscos e como apoio para a tomada de decisões, principalmente relacionadas ao seguro de vida de grandes grupos.

A Fracel atende grandes operações espalhadas pelo Brasil. Por isso, havia a necessidade de desenvolver um sistema personalizado, para que segurados ou beneficiários pudessem fazer a inserção dos documentos de seu processo diretamente no sistema, evitando assim gastos com correio, perda de tempo com documentos em trânsito de um local para outro, agilidade na recepção e análise, e consequente indenização mais rápida.

Também foi possível aproveitar esta inserção dos processos no “mundo digital” para aprimorar a gestão dos prazos da regulação de sinistros. Hoje, o próprio sistema desempenha importante papel de acompanhamento dos prazos, seja envio dos documentos X abertura do sinistro, ou prazo de liquidação por parte das seguradoras. A corretora consegue saber o prazo médio de liquidação dos sinistros e, assim, cobrar melhor performance das seguradoras.

Toda a documentação de sinistro tramita pelo sistema e pode ser inserida por qualquer beneficiário ou responsável através de um e-mail específico gerado para cada sinistro, com um link de acesso direto ao processo. Também possibilita “auditar” tudo (qual IP inseriu documento, em que data e horário).

Toda a informação que circula pelo sistema A.S.A. é fundamental para a tomada de decisões. O seu objetivo primordial é elaborar a informação e verificar a sua veracidade para, posteriormente, ser utilizada como fator para o gerenciamento de riscos.

A tomada de decisões requer um completo e ágil sistema de informação, sendo recomendável contar com adequadas ferramentas de informática, devido à quantidade de dados a analisar antes de decidir.

Para elaborar estatísticas de sinistralidade, é importante coletar e registrar o máximo de informações sobre a consequência do sinistro para, quando possível, explicar as causas ou efeitos que o motivaram; criar causas que permitam uma coleta homogênea da informação em cada caso; e elaborar um sistema de codificação por riscos, elementos e causas resultantes dos sinistros, com o objetivo de obter resultados próprios de cada possível situação de riscos.

Para poder converter as informações em instrumento de suporte, o acompanhamento da sinistralidade e os índices fornecidos pelas estatísticas servirão para extrair conclusões válidas para a política de gerenciamento de riscos. Assim, é possível obter a frequência de sinistralidade; o custo médio dos sinistros; as curvas de sinistralidade; e as recorrências.

Também é possível atuar de forma preventiva no combate às doenças mais frequentes, oferecendo melhor qualidade e expectativa de vida aos segurados. Como exemplo prático, o caso das doenças pulmonares, que eram reincidentes em um grande grupo atendido na corretora. Através das informações de gerenciamento geradas pelo sistema, a empresa passou a adotar Raio-X de pulmão nos exames adimissionais e de rotina de seus funcionários, visando constatar a doença em seu início e assim combatê-la, evitando a morte. Também foi utilizado este mesmo indicativo das doenças pulmonares para incentivo a campanhas anti-tabagismo e a prática de exercícios. Também houve ganho de subscrição por mortalidade e morbidade, que é quando as ocorrências são menores do que o índice esperado.

Inscrição para o Prêmio Melhores do Seguro 2018 – Corretoras

As inscrições dos cases já podem ser feitas pelo hotsite do Prêmio (www.premiomelhoresdoseguro.com.br).

L.S.
Revista Apólice

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