App facilita integração com clientes foi o case inscrito pela Gebram Corretora de Seguros e vencedor do Prêmio Melhores do Seguro 2017 – Corretoras. Aproximar-se dos clientes é uma das maiores necessidades das empresas em tempos de informação à jato. A Gebram percebeu a necessidade do mercado, notando que as maiores e mais conhecidas corretoras de seguros e seguradoras começaram a operar a comunicação via aplicativos e WhatsApp com seus clientes. A decisão de investir em uma nova forma de comunicação veio da posição consolidada da corretora na região de Jundiaí, em São Paulo, onde já atua há mais de 80 anos.

A escolha por um aplicativo aconteceu de forma natural. O desenvolvimento do App Gebram Seguros foi feito a quatro mãos, pela atuação das áreas de TI, diretoria e marketing junto à empresa IconeSeg. Trabalhando numa sintonia afinada, foi criado um aplicativo diferenciado daqueles já existentes no mercado, com roupagem e tecnologias exclusivas da Gebram Corretora de Seguros.

O foco do serviço é o atendimento APP facilita integração com clientes ao cliente e a praticidade do contato. Com o slogan “Com você aonde for”, a ideia é mostrar ao segurado que tudo que ele precisa está na palma de sua mão. No APP o cliente tem acesso a todos os seguros contratados junto à corretora, informações sobre sinistros, os seguros que possui, contatos da corretora etc. “Além do acesso aos produtos, o segurador pode solicitar cotação de outros seguros que ainda não possua, como seguro residencial, vida, empresarial, viagem, tudo através do APP”, explica Fernando Damasco Gebram, diretor da corretora.

Apesar da ideia inicial do serviço não ser o aumento das vendas de seguros e mais uma facilidade de comunicação com o segurado, o APP incrementou a procura (por interesse ou curiosidade), ainda que os resultados não tenham sido mensurados.

O atendimento aos segurados também é realizado via aplicativo de mensagens instantâneas. As respostas podem ser dadas por qualquer uma das filiais, em 70 pontos que recebem desde cotações até acompanhamento de cobranças e sinistros.

Fernando explica que a divulgação destas plataformas foi realizada no site da corretora, em e-mail marketing, e outras plataformas digitais como Facebook e Adwords. “Focar na comunicação online foi a estratégia da corretora de seguros para 2017”, acrescenta.

Ainda é cedo para mensurar os resultados alcançados, mas certamente o atendimento ganhou agilidade. “Inicialmente, achamos que o caráter do serviço seria mais informativo, atuando como um elucidador de curiosidades e ‘central de ajuda’. Percebemos depois que ele serviria como ferramenta de treinamento e para novas vendas”, comemora Fernando. Mesmo assim, ele reconhece que também houve melhora na velocidade das atividades administrativas, principalmente em sinistros e cobranças, pois as respostas estão mais próximas da palma da mão dos clientes.

Inscrição para o Prêmio Melhores do Seguro 2018 – Corretoras

As inscrições dos cases já podem ser feitas pelo hotsite do Prêmio (www.premiomelhoresdoseguro.com.br).

L.S.
Revista Apólice