Ultima atualização 25 de maio

Auto: inversão de responsabilidade caracteriza fraude contra seguradora

Cliente pode perder garantia contratada pela seguradora, além do direito ao bônus da apólice. Prática, que é comum, também prejudica os demais segurados

Muitas vezes, em acidentes de trânsito, o segurado não é o causador da batida, mas faz um acordo informal com a outra parte – a responsável e que muitas vezes não tem seguro –, assumindo a responsabilidade pelo ocorrido em troca do recebimento do valor da franquia. Ele troca de culpa pelo valor de franquia, se responsabilizando pelo acidente perante à seguradora para receber a indenização. No entanto, essa prática configura inversão de responsabilidade e fraude contra a seguradora.

O contrato de seguro é fundado na boa-fé e em nenhum momento o segurado pode faltar com a verdade. O artigo 765 do Código Civil ressalta que o segurado é obrigado a mais estrita boa-fé e veracidade:

“O segurado e o segurador são obrigados a guardar na conclusão e na execução do contrato, a mais estrita boa-fé e veracidade, tanto a respeito do objeto como das circunstâncias e declarações a ele concernentes.”

Graziela Vellasco, advogada especialista em Direito Processual Civil, afirma que a inversão de responsabilidade é uma prática de má-fé e está em desacordo ao que determina a lei. “Se houver a quebra da boa-fé por parte do segurado sobre a verdadeira origem do sinistro, restará a legítima negativa de cobertura pela seguradora, como previsto no artigo 766 do Código Civil”, aponta.

A seguradora faz toda análise de risco com base nas informações de perfil prestadas pelo segurado. A partir dessas informações, a seguradora estabelecerá o prêmio e emitirá a apólice. Ao faltar com a verdade, o segurado cria um desequilíbrio contratual, prejudicando a seguradora.

Prejuízos

Se for constatada a fraude, o segurado perderá a garantia contratada pela seguradora, conforme artigo 766 do Código Civil. Além disso, ele pode perder o direito ao bônus da apólice, concedido somente quando o segurado não utiliza a apólice. Uma vez utilizada, o bônus é retirado.

O prejuízo acarretado pela fraude prejudica todos os segurados, que contribuem para um fundo mútuo administrado pela seguradora. É deste fundo que são pagas as indenizações e, uma vez aumentado o pagamento das indenizações, a seguradora terá que aumentar o valor do prêmio para compor novamente o fundo.

Graziela afirma que a liquidação de sinistro se inicia com o segurado relatando todos os fatos para a corretora de seguros, que por sua vez reportará à seguradora. Então, a seguradora realiza uma vistoria para constatação do dano e nexo causal. “Em relação ao acidente de trânsito, tudo é analisado: local dos fatos, posição do impacto nos veículos, quem estava dirigindo, se o condutor estava ou não embriagado, entre outros. Assim, não vale a pena correr o risco de omitir ou distorcer informações”, alerta.

Crime

A advogada lembra que a prática de inversão de responsabilidade é um crime e, uma vez comprovada a fraude, os envolvidos são enquadrados no crime de estelionato, previsto no art. 171, § 2º, V, do Código Penal. “Tanto o segurado quanto o causador do acidente estarão praticando o crime de estelionato e podem responder criminalmente”, destaca.

Outro ponto importante é o fato de que todas as informações prestadas no Boletim de Ocorrência têm presunção de veracidade. Se o segurado assume a culpa apenas para beneficiar o terceiro envolvido no acidente, ele poderá responder por prejuízos que não deu causa perante à Justiça Cível. “Em um acidente de trânsito não temos apenas os danos materiais, mas temos também corporais e morais”, adverte.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock