Ultima atualização 20 de abril

Um panorama do mercado segurador na última década

Avanços e desafios do setor foram traçados por Márcio Coriolano, presidente da CNseg, em almoço do CVG-SP

Entre 2008 e 2010, a conjuntura internacional se encontrava em uma situação favorável. Com isso, o Produto Interno Bruto (PIB) alcançava 7,5%. Em 2013, com a economia já dando sinais de esgotamento, o Brasil caminhava rumo à recessão. Em 2017, mesmo com a nova equipe econômica e com as mudanças de paradigma, houve um “soluço” positivo de 1,0% com promessas do PIB em 2018 para a ordem de 2,5% a 3,0%

“Temos três momentos muito claros: um de grande alavancagem, um de acomodação e um de recessão jamais vista”, afirmou Márcio Coriolano, presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), convidado do primeiro almoço promovido pelo Clube Vida em Grupo São Paulo (CVG-SP) em 2018. O encontro ocorreu no dia 17 de abril, na capital paulista.

Quanto ao rendimento médio real para o setor de seguros, ele lembrou que, com a crise, principalmente a partir de 2013, o rendimento médio real caiu substancialmente, e agora teve uma ligeira recuperação. “A produção é o que alavanca grande parte dos chamados seguros de ramos elementares”, frisou Coriolano. “Emprego tem a ver com saúde e com seguro de vida contratado por empresas. E renda tem a ver com todos os produtos, principalmente aqueles contratados para pessoas. Quando há comprometimento de renda e desemprego, evidentemente o setor segurador não vai tão bem como gostaríamos”, disse. O que não significa, porém, que o segmento no geral teve desempenho negativo. Mesmo com a queda do PIB, o mercado segurador se manteve resiliente.

De onde veio a resiliência?

Enquanto de 2008 a 2010 o PIB teve uma variação média de 4,1%, o setor segurador respondeu acima, com uma variação média real de 7,1%. Quais foram as carteiras responsáveis por liderar o bom desempenho? Em 2008, Ramos Elementares. No ano seguinte, os planos de acumulação. Em 2010, praticamente todos os ramos tiveram seu desempenho acima da taxa do PIB. E enquanto os sinais de esgotamento começavam a aparecer, com o PIB chegando a uma média de 2,3%, o setor manteve os bons números (8,3%, mais precisamente), “taxa essa inclusive maior do que a avaliação observada no período de ‘festa’ do Brasil”, afirmou Coriolano.

Alguns ramos se destacaram ainda mais. Em 2011, foram os planos de risco – a boa notícia, pois demonstra a cautela da população em um mercado instável. Em 2013, foi a vez dos Ramos Elementares. O ano de 2014 trouxe uma das melhores taxas do mercado segurador, de 5,4%, ainda liderados pelos planos de acumulação. Em 2015, as mudanças aapreceram. “Tivemos uma ano ruim, principalmente para automóvel, quando a produção automobilística despencou pela falta de renda. Os planos de risco também tiveram desempenho menor, de 9%. Em 2016 e 2017, o PGBL e o VGBL não foram bem”, pontou o presidente da CNseg.

A boa noticia é a retomada dos ramos de pessoas, visto que há dez anos apenas cinco companhias representavam em todos os ramos a maioria. “O mercado tem mudado muito, inclusive com uma participação maior do setor financeiro estatal”, disse.

Abertura para novas discussões

Para Márcio Coriolano, a administração recente da Susep, liderada pelo corretor e ex-presidente do Sincor-GO, Joaquim Mendanha de Ataídes, fez um trabalho de previsibilidade ao inaugurar uma agenda regulatória até então inexistente, preparando o mercado para discutir diversos temas, além de destravar e aprovar assuntos que estavam parados.

Na ANS, ele também citou progressos importantes. “Pela primeira vez, já está se considerando a Análise de Impacto Regulatório”, afirmou, acrescentando que, ainda assim, faltam alguns ajustes e que os desafios estão muito mais no Legislativo do que na própria Agência. “No Legislativo, temos o seguro de Garantia de Obras, com a revisão da Lei de Licitações; o microsseguro; e o combate do exercício irregular da proteção veicular, além do PrevSaúde. Vai ser difícil, mas não podemos desistir”.

Lívia Sousa
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO