Ultima atualização 27 de abril

Susep divulga Plano de Regulação 2018

Intensificar os estudos para implementar um novo marco legal do microsseguro está entre os 46 temas abordados no documento

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) publicou, no dia 13 de abril, a Deliberação 206 que aprova o Plano de Regulação da autarquia para o exercício de 2018. O Plano contempla, inclusive, alguns temas não finalizados, constantes no Plano de Regulação de 2017 (Deliberação Susep 199.2017), revogado.

A Portaria Susep 7.108, de 20 de abril de 2018, que constitui Grupo de Trabalho para estudar e propor a revisão da atual regulamentação sobre os prazos para “guarda de documentos” e armazenamento de dados dos mercados supervisionados pela Susep, é uma das inúmeras ações da autarquia, para cumprimento do Plano de Regulação de 2018.

Uma das propostas sugeridas pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), e acatadas pelo regulador, foi intensificar os estudos para implementar novo marco legal do “microsseguro”.

Algumas agendas são dedicadas aos consumidores, como por exemplo, ‘princípios e política institucional dos mercados supervisionados”, que visa dispor a respeito dos princípios e da política institucional que as instituições autorizadas pela Susep a operar no mercado deverão adotar, criar e implementar em sua rotina de relacionamento com clientes e usuário de produtos e de serviços de seguro, previdência complementar, capitalização e resseguro.

Por fim, vale mencionar que alguns temas já foram concluídos, um exemplo é o “Auditor Contábil Independente”, que visa garantir a atuação efetiva das empresas de auditoria como auxiliares da supervisão, através da dispensa do rodízio das empresas, determinando somente o rodízio da equipe técnica, restando apenas a alteração na Resolução CNSP 321/2015.

Clique aqui para conferir a descrição dos 46 temas do Plano de Regulação.

Fonte: CNseg

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO