Ultima atualização 20 de abril

Roubos de carga são reduzidos com melhor gestão de riscos

Segundo a Chubb, a mudança de rotina e o sigilo de informações a respeito do transporte são fatores que interferem nos casos de furtos e roubos

A Chubb concluiu que os riscos de roubo de cargas no Brasil, em muitos casos, podem ser reduzidos para um patamar aceitável por meio da adequação das ferramentas de gestão de riscos, processos e procedimentos. “Com isso, é possível evitar gastos com o uso injustificado de instrumentos de alta tecnologia”, afirma Omar Mendoza, diretor de Marine da Chubb Brasil. “Vários clientes, com o suporte de nossa consultoria, obtiveram resultados consistentes apenas com a aplicação dessas ações, que colocaram cada uma de suas ferramentas no lugar correto”, salienta.

De acordo com o executivo, alguns dos processos mais eficazes nesse sentido estão voltados para a garantia do sigilo das informações de embarcadores e transportadores a respeito dos horários de embarque, roteiros, tipos de carga, ferramentas de gerenciamento de riscos e outras. Mendoza conta que existem meios eficazes para manter essas informações entre poucas pessoas previamente selecionadas. “Verificamos vários casos recentes de queda acentuada na sinistralidade somente com o emprego desse tipo de ação”, destaca.

Outro procedimento que mostrou-se eficaz, segundo a companhia, é a mudança na rotina das operações logísticas, considerando horários e, quando possível, os roteiros. Isso porque a seguradora notou que as quadrilhas estão constantemente variando de região para praticar suas ações, ao mesmo tempo em que investem contra os veículos de forma cada vez mais assertiva. “Nós buscamos analisar as informações sobre as principais áreas de risco no País e no modo como as quadrilhas operam. Com base nesses dados, pudemos observar que, em geral, os criminosos estão sempre buscando locais menos controlados pelo poder público e, como consequência, possuem mais tempo para efetivar o roubo, além de saberem exatamente a carga transportada, seu valor e destino”, relata Fábio Vale, responsável pela área de Gerenciamento de Riscos da Chubb Brasil.

Serviço de consultoria

O serviço de consultoria da Chubb para clientes de seguros de Transportes proporciona uma análise mais assertiva das operações dos segurados que necessitam de uma maior intervenção do gerenciamento de riscos, com base em ferramentas digitais. “Esse suporte é concedido em parceria com empresas gerenciadoras de riscos que, de preferência, atuam de modo especializado de acordo com o porte do cliente, considerando pequenas, médias e grandes organizações”, afirma Mendoza.

Além de analisar problemas e sugerir soluções, o serviço de consultoria da seguradora também concede suporte para a implantação das medidas, observando o menor impacto possível na logística do cliente. O trabalho leva em conta as mais diferentes formas de sinistros como roubos, furtos, tombamentos, colisões, saques, extravios, atrasos, danos e outros.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO