Ultima atualização 20 de abril

Dicas para prevenir a cárie na infância

Dentista afirma que é preciso ter atenção com os cuidados bucais mesmo antes do nascimento dos primeiros dentes

Os cuidados com a higiene bucal devem ser indispensáveis em todas as etapas da vida, começando na infância com os dentes de leite. Uma criança que tem a saúde da boca negligenciada pode desenvolver vários problemas até mesmo na vida adulta, sendo o mais comum deles a cárie, que se não tratada pode levar à perda dental.

“Esses cuidados devem ser iniciados antes do nascimento dos primeiros dentes, higienizando a boca do bebê com gaze umedecida após aleitamento ou uso da mamadeira e, principalmente, antes de dormir. Ao aparecer o primeiro dente, a higiene já deve ser feita por meio da escovação”, afirma Flávia Mastrorosa, dentista da Odonto Empresas, do grupo Caixa Seguradora.

Para a odontologista, é dever dos pais monitorar a escovação das crianças e levá-las ao dentista regularmente. “São cuidados simples, como a escovação dos dentes, o uso do fio dental e visitas periódicas ao dentista, que podem evitar contratempos na própria infância e também na fase adulta”, sugere Mastrorosa.

Cuidados para o resto da vida

Vale destacar que ter o devido cuidado com a boca desde cedo também faz com que a criança dificilmente esqueça a importância e os conceitos básicos da higiene bucal durante toda a vida. “É interessante fazer associações, como o movimento da escova com o de um trenzinho ou de um carrinho para tornar o ato de escovar o dente divertido para o pequeno”, exemplifica.

Fio dental e alimentação

A dentista ressalta que a limpeza da boca não é resolvida apenas pela escovação dental, mas também com o uso diário do fio dental com orientação direta dos responsáveis pela criança. “Vale frisar que não é preciso proibir a ingestão de doces e alimentos gordurosos, mas, sim, limitar esse consumo e também introduzir mais frutas e verduras na alimentação, pois essas atuam como ‘raspadores’, auxiliando na limpeza dos dentes”.

Plano odontológico

Uma das formas de garantir a proteção dos dentes da garotada e também do próprio bolso é por meio da aquisição do plano odontológico. “Como a visita ao dentista deve acontecer durante todas as fases da vida, a contratação do plano representa uma economia e tanto no orçamento familiar”, conclui a dentista.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock