Ultima atualização 20 de abril

Desempenho global do mercado segurador desacelera

Dados de fevereiro da Carta do Seguro demonstram que o 1º semestre de 2018 não será fácil para o setor que protege bens e pessoas

Os dados de fevereiro demonstram que o primeiro semestre de 2018 não será fácil para o setor que protege bens e pessoas. O desempenho global calculado em série de 12 meses móveis, sem DPVAT, veio desacelerando de 4,6% em dezembro de 2017, para 2,3% em janeiro último, e para 1,7% em fevereiro. É o que afirma Marcio Coriolano, presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), no editorial da última Carta do Seguro divulgada pela entidade. Segundo ele, a avaliação do comportamento setorial deve segregar as várias linhas de negócios.

Conforme já verificado no último trimestre de 2017, o segmento de pessoas (63,9% da arrecadação total) sofre o impacto do ambiente de inflação e juros que afetou o VGBL. O segmento como um todo ficou estável em 12 meses móveis, embora influenciado por este último produto, de vez que os planos de risco tenham evoluído notáveis 11,2%.

No segmento de patrimônio, ele declara que as taxas dos produtos continuam robustas, embora as de alguns apresentem desaceleração. “O ramo de automóveis evolui fortemente, com 8,2% em 12 meses até fevereiro, contra 7,2% na comparação até janeiro. O ramo de crédito e garantias, habitacional e rural ainda mostram fôlego, com 16,5%, 9,8% e 6,5%, respectivamente. Esse último perde um pouco a alavanca que teve em 2017, tendo permanecido estável nos mais recentes meses”, pontua.

Ele acrescenta ainda que “as empresas seguradoras continuam com gestão conservadora
de tarifas e despesas”. Nos dois primeiros meses de 2018, perante igual período do ano anterior, a sinistralidade do ramo de patrimônios caiu 2,42 pontos percentuais, ao mesmo tempo que o recuo no ramo de pessoas foi de quase um ponto percentual. As despesas de comercialização como proporção da arrecadação total cresceram um ponto percentual.

Veja aqui a íntegra da última edição da Carta do Seguro, da CNseg.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO