Ultima atualização 20 de abril

Bolívar Lamounier participa de encontro do CCS-SP

Cientista político condenou o radicalismo, defendeu o centrismo e alertou para a necessidade de acelerar o crescimento econômico
Bolívar Lamounier. Crédito: Antranik Photos
Bolívar Lamounier. Crédito: Antranik Photos

O Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP) convidou o cientista político Bolívar Lamounier para o encontro mensal, realizado no dia 10 de abril, no Terraço Itália. O mentor Adevaldo Calegari e o secretário Evaldir Barboza Paula guardaram a informação sobre a participação do convidado ilustre até o último momento. “Quisemos transformar nosso almoço em um encontro acadêmico para discutir e esclarecer o panorama político aos associados”, disse Calegari.

Durante o evento, Lamounier trouxe uma visão otimista do momento atual ao reconhecer que “o pesadelo já está passando e que os maus tempos estão ficando para trás”. Mas, ao mesmo tempo, expôs sua visão realista do futuro, prevendo dificuldades para recolocar o país nos eixos. A retomada econômica é importante, a seu ver, mas existem pedras no meio do caminho. Uma delas é, justamente, a falta de visão clara do futuro. “O futuro será mais difícil do que imaginamos”, pontuou.

O cientista político chamou a atenção para o baixo crescimento econômico, em torno de 3% do PIB, observando que a pior consequência é a estagnação da renda média per capita no patamar de US$ 11, equivalente, por exemplo, à metade da renda registrada em Portugal. “Mantendo essa taxa de crescimento demoraremos 23 anos para alcançar os portugueses”, disse. Além de “pisar no acelerador” do crescimento, sua conclusão é que também será imprescindível realizar profundas e difíceis reformas ou, então, o destino do país não será alvissareiro.

No curto prazo, uma das pedras no caminho, segundo Lamounier, é a eleição em outubro. Ele torce para que em vez da polarização entre esquerda e direita haja a convergência para o centrismo, permitindo a construção de um governo mais sólido, capaz de empreender uma nova fase de crescimento. Por enquanto, sua avaliação é que ainda não se pode prever se haverá ou não influencia do ex-presidente Lula sobre um eventual candidato indicado por seu partido. “Se houver, queira Deus que seja mais sensato, porque no último discurso dele (Lula) predominou o lado insensato”, disse.

Respondendo aos questionamentos dos associados, o cientista político teceu críticas à oposição do país à prisão após julgamento em segunda instância. “É uma forma de empurrar com a barriga até que se esgote o prazo prescricional”, afirmou, citando, em seguida, diversos casos em que infindáveis recursos na Justiça favoreceram a impunidade. “Todos os países da ONU autorizam a prisão em segunda instância e alguns até em primeira instância. É claro que o preso pode recorrer quando quiser”.

Para Lamounier, o Supremo Tribunal Federal (STF) “atravessa uma das fases mais tristes de sua existência” em razão da falta de harmonia entre os seus membros e do seu ativismo político. Por isso, avalia que essas questões precisam ser superadas para que se possa resolver o complexo problema da corrupção, que é outra pedra no caminho do país, possibilitando a retomada do crescimento.

Nesse aspecto, o secretário Evaldir Barboza de Paula esclareceu que as divergências no STF em relação à prisão em segunda instância – no julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula o placar de votação foi de seis contra cinco – representam, na verdade, a opção por teses. “Alguns juízes adotam a tese de que o trânsito em julgado se dá na última instância, já outros, na segunda instância”, disse. Embora ele não avalie que o STF tenha julgado com base no princípio da prevalência do direito coletivo em detrimento do individual, considera que é preciso seguir a norma, respeitando as opiniões contrárias. “Mas, sempre com tranquilidade e serenidade para que as atitudes sejam embasadas”, afirmou.

Lamounier defendeu o parlamentarismo ao ser questionado pelo associado Josafá Ferreira Primo, elencando a flexibilidade desse sistema político em relação à rigidez do presidencialismo. Uma delas é a possibilidade de antecipação das eleições, caso o Congresso seja obstáculo ao programa de governo, e outra, que é reciproca, é a condição de o parlamento forçar a substituição do primeiro ministro, caso, por exemplo, o considere incompetente.

Sobre a reforma da previdência, o cientista político afirmou que embora não seja especialista no assunto, entende que a reforma é necessária na medida em que o país envelheceu e já não é suportado pelo orçamento da previdência. Questionado se o Brasil tem jeito ou não, ele foi categórico. “Sim. O mais importante a resolver é a distribuição de renda. Mas, temos de participar ou não vamos a lugar algum”, respondeu.

Lamounier não aceita a tese de que o brasileiro não sabe votar, mas reconhece que há um afrouxamento de valores. “Somos um povo indiferente; adoramos viver em um país que nos deixe ficar no sofá da sala, pois não temos paciência de participar, porque isso exige custos e esforços”, disse. Para o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, que também participou do evento, existe a necessidade de maior participação da população brasileira, principalmente agora em ano de eleição.

Ele reconhece que grande parte dos brasileiros vive em estado de carência e que um dos caminhos para reduzir a desigualdade é a escolha correta dos representantes políticos. Por isso, também concordou com Lamounier em relação à necessidade de novas candidaturas na política. “Nunca foi tão grande a chance de fazermos a escolha certa”, disse.

Mas, as mudanças também dependem, a seu ver, de maior participação da sociedade. O presidente do Sincor-SP lembrou o quanto foi difícil para o país corrigir o rumo da economia após um longo período de hiperinflação no passado. “Será que temos de esperar outros tantos anos para mudar? A questão é de atitude, de querermos ser ajudados”, pontuou. Para ele, de nada adianta ser ativista apenas de WhatsApp. “Temos a chance de mudar por meio do voto individual. Se queremos um futuro melhor para os nossos filhos, precisamos fazer valer muito o nosso voto”, finalizou.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO