Ultima atualização 22 de março

Seguro de garantia estendida cresce 5,6% em 2017

Apesar do crescimento do setor, consumidores ainda desconhecem regras do mercado e são vítimas da venda casada

Aprovadas em 2013 pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e em vigor desde 2014, as novas regras do seguro de garantia estendida têm como objetivo fornecer ao segurado, facultativamente e mediante o pagamento de prêmio, a extensão temporal da garantia do fornecedor de um bem adquirido e, quando prevista, sua complementação.

Luis Reis. Crédito: Ricardo Benichio

A nova regulamentação permite que o consumidor desista da compra do seguro em até sete dias após sua contratação. Ainda salienta que a empresa tem o prazo de até 30 dias para arcar com a indenização, reparo ou reposição do bem afetado. “Com isso, o varejista passou a ser um representante da seguradora. Existem, nos pontos de vendas, orientações e informações ao consumidor relacionados aos planos de seguros. Além disso, hoje, é obrigatório ter, em alguns pontos da loja, geralmente nos caixas, um painel informativo com dados da seguradora e telefones de contato. Isso facilita a negociação”, afirma o diretor de Afinidades da Zurich, Luis Reis. 

A falta de clareza dava espaço, por exemplo, para a aquisição de produtos disfarçados de garantia estendida, configurados como venda casada – prática proibida por lei.  “O consumidor era obrigado a comprar o produto na condição de venda casada e só sabia que o serviço estava embutido depois que efetuava o pagamento. Infelizmente, ainda temos casos assim, mas estão diminuindo. Cabe as empresas atuarem para acabar com esse tipo de prática”, afirma Renata Reis, coordenadora do Procon-SP. 

Renata Reis. Crédito: Glauber Ribeiro

Os planos do seguro devem, obrigatoriamente, oferecer algumas coberturas básicas, sendo elas: a extensão da garantia original, mantendo as mesmas coberturas e exclusões previamente estabelecidas pelo fornecedor; extensão da garantia original ampliada, na qual o segurado terá a oportunidade de adicionar novas coberturas ou a extensão de garantia reduzida, quando o cliente poderá retirar garantias antes cobertas pelo fornecedor (essa aplica-se apenas a veículos automotores e a bens com garantia legal). “O grande problema que ainda vemos é o pagamento da indenização fora do prazo. As seguradoras, muitas vezes, tentam aplicar o reparo do produto quando não é possível, isso atrasa a negociação”, diz a coordenadora. 

Nova regulamentação 

Caso aconteça o sinistro, a seguradora tem o prazo de até 30 dias para indenizar seu cliente, que se dará mediante acordo entre as partes, com o reparo do bem, sua reposição ou pagamento em dinheiro. Em caso de defeito funcional irreparável, o bem segurado será reposto por um produto idêntico. Quando a reposição por bem idêntico não for possível, será dada a opção ao segurado de devolução do valor da nota fiscal ou de reposição por bem similar, limitado ao valor da nota fiscal.  As informações a respeito da contratação devem ficar expostas no estabelecimentos. É  proibido condicionar a compra ou o desconto do bem à contratação do seguro. A contratação só pode ocorrer mediante apólice ou bilhete individual, entre outras regras.

Um dos fatores que motivou a mudança, de acordo com Reis foi o grande número de reclamações recebidas até 2013. A coordenadora ressalta que esse mercado ainda é novo e complexo. “O consumidor ainda não pode contar com produtos que melhor se adequam às suas necessidades. Nesse caso, existe uma padronização que gera desconfiança no mercado. Com o tempo, acredito que isso irá se resolver”, termina.

Com as mudanças, a Zurich, por exemplo, teve queda de reclamações. “Foram desenvolvidos diversos projetos em paralelo da nova regulamentação com foco no cliente, que resultaram na redução de reclamações de garantia estendida em 34% entre 2014 e 2018”, ressalta Luis Reis.

2018 positivo 

Segundo a CNseg, para as seguradoras, o ramo de garantia estendida representou um grande potencial em 2017. O crescimento no ano foi de 5,6% em comparação com 2016, o montante arrecadado foi de R$ 2,7 milhões.

O diretor da Zurich está otimista para o ano e salienta os resultados obtidos com anova regulamentação. “Com a queda da economia e consequente queda das vendas no varejo no mesmo período da mudança da legislação, a eficiência dos seguros aumentou, não somente do garantia estendida, mas também dos seguros de proteção financeira. Os vendedores tiveram maior foco na oferta que protegesse o patrimônio ou bem conquistado pelo cliente, que em uma situação econômica mais difícil, tem uma maior sensibilidade para evitar prejuízos futuros”, termina.

Maike Silva
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO