Ultima atualização 01 de março

Schalch Advogados tem novo programa de compliance

Edição do Código de Ética de Conduta, uma das etapas do programa, contém os valores da empresa que serão desdobrados em comportamentos da equipe

compliance

Prestes a completar 27 anos de atuação na área jurídica de seguros e resseguros, o Schalch Sociedade de Advogados (SSA) se prepara para os novos desafios da evolução. Além da mudança de sede, prevista para o primeiro semestre deste ano, o escritório está cumprindo a segunda etapa de seu programa de compliance que resultará na edição do Código de Ética de Conduta.

De acordo com a sócia Denise Schalch, idealizadora do projeto, mais do que atender aos preceitos da lei e à demanda de seus clientes. Segundo ela, publicação servirá para materializar e disseminar entre os colaboradores os principais valores que pautaram o desenvolvimento da SSA ao longo dos anos. “O Código traduz a alma do escritório, os valores que desejamos sejam praticados pelos colaboradores”.

As decisões são fundamentais

Como coordenadora do programa de compliance, Denise Schalch requisitou os serviços da coach e consultora Ana Claudia Karam, fundadora da Insights Organizing Legal Knowledge e diretora do CEU Escola de Direito. O trabalho, iniciado três meses atrás, teve como primeira etapa a curadoria. Assim puderam identificar os principais critérios da empresa para a tomada de decisão.

“A curadoria extrai o conhecimento tácito, fruto das crenças, valores e experiência dos sócios e o converte em conhecimento expresso. Para os colaboradores serve como indicador de alinhamento estratégico, identificando a atividade como única, de maior valor”, explica Ana Karam.

A conclusão dessa etapa resultou na seleção de sete valores principais para a SSA, que farão parte do seu Código de Ética de Conduta:

  1. Aprender, evoluir e compartilhar;
  2. Praticar o bem com integridade;
  3. Perseguir a excelência;
  4. Comprometer-se com o resultado;
  5. Respeitar e cuidar das pessoas;
  6. Contribuir para um ambiente amistoso, saudável e organizado;
  7. Ser criativo e procurar soluções originais.

Schalch destaca que a aplicação do programa de compliance na empresa fugiu do lugar-comum ao incorporar a visão humanística das sócias – ela e sua irmã Debora Schalch – em relação ao cliente. “Não se trata apenas de executar o serviço com perfeição, cumprir prazos e alcançar resultados, mas de estabelecer uma empatia com o cliente e o trabalho em equipe”.

M.S.
Revista Apólice

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