Ultima atualização 12 de março

Saúde: operadoras acionam Justiça contra nova cobrança de ISS

Operadoras de saúde alegam que muitos dos mais de 5.561 municípios do país elevaram a alíquota cobrada pelo serviço, além das regras não serem padrões

As empresas de planos de saúde questionam na Justiça a constitucionalidade da nova cobrança de ISS (Imposto Sobre Serviços), que passou a valer no início deste ano. Além de uma ação direta de inconstitucionalidade, movida pela Confederação Nacional de Saúde (CNS), e que está com o Alexandre de Moraes, empresas têm movido ações independentes contra prefeituras.

As primeiras decisões beneficiam as Unimeds de Rio Claro (SP) e de Curitiba (PR), com a suspensão dos efeitos das legislações de mais de 50 municípios para os quais deveriam recolher o imposto.

As operadoras de saúde alegam que muitos dos mais de 5.561 municípios do país elevaram a alíquota cobrada pelo serviço, além das regras não serem padrões.

Até 2017, o tributo era cobrado das empresas de acordo com as taxas estabelecidas pelas cidades onde elas eram sediadas. Agora, a cobrança passa a ser feita de acordo com as regras tributárias da cidade onde reside o consumidor, sendo que cada município pode definir a taxa cobrada.

“Há uma dificuldade de cobrança, porque, além de ter que cobrar em diversas cidades, cada uma tem uma lei diferente e não há uniformidade alguma entre as regras”, afirma Reinaldo Scheibe, presidente da Abramge (Associação Brasileira dos Planos de Saúde).

No caso dos planos de saúde, há um agravante: as legislações que estão sendo aprovadas por diversos municípios tem criado uma bitributação, diz Scheibe.

Isso porque a incidência do ISS no caso das operadoras não ocorre sobre a totalidade dos gastos das empresas, e sim apenas sobre suas despesas administrativas. Esse entendimento foi definido pelo STJ em 2011 e reforçado pelo STF em 2017.

Na prática, isso permitiria que muitos municípios incluíssem no cálculo o que é pago pelas operadoras de saúde a terceiros, como hospitais e laboratórios.

A ideia da mudança tributária, porém, é justamente evitar a bitributação: a maior parte dos desembolsos das empresas de planos de saúde (cerca de 80%) tem como destino as prestadoras de serviços (hospitais, clínicas, laboratórios etc) que, por sua vez, também pagam ISS aos municípios onde estão sediadas.

“As novas regras valem para evitar sonegação e criar regras mais justas de acordo com a quantidade de pessoas atendidas pelos planos e tamanho da operação da operadora”, afirma Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios. “Não existe essa de bitributação”.

Para Ziulkoski, a mudança é recente e será necessário ajustes. A relação entre operadoras e empresas parceiras, por exemplo, é algo que poderia ser tratado entre as partes mais para frente.

A ação apresentada pela CNS questiona a interpretação do conceito de prestação de serviços, que, neste caso, não seria no local onde o exame ou consulta é realizado e sim na sede da operadora de saúde.

“O serviço que está sendo prestado é a administração do plano de saúde. É no local dessa administração que a prestação ocorre”, diz Renata Correia Cubas, sócia do escritório Mattos Filho, que representa a CNS.

Além disso, a nova forma de cobrança estaria ferindo o princípio da razoabilidade e praticabilidade tributária, que são fundamentais, segundo Cubas.

Fonte: Folha de S.Paulo

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO