Ultima atualização 27 de março

Roubo de motocicletas cresceu 19% no estado de São Paulo

Segundo dados do Boletim Tracker-Fecap, estado registrou média de 179 veículos roubados e outros 281 furtados por dia, no último ano

A cada três minutos, um veículo é roubado ou furtado no estado de São Paulo. Uma média de 19 ocorrências por hora, sendo 12 furtos e sete roubos. Em 2017, foram 8.733 furtos/mês e 5.526 roubos/mês. Uma média de 14.259 ocorrências a cada 30 dias, segundo dados do último Boletim Econômico Tracker-Fecap, com base nas informações disponíveis no site da Secretaria de Segurança Pública.

Em janeiro deste ano, foram registrados 12.808 boletins de ocorrência, sendo 4.530 roubos e 8.278 furtos. Ao comparar com o mesmo período do ano passado, houve uma queda de 23% no índice de roubos, já o número de furtos se manteve estável. “Os furtos representaram quase o dobro das ocorrências de roubo de veículos, pois a penalidade para este tipo de crime é menor e podem ser realizados com mais agilidade, antes que a vítima acione as autoridades”, avalia o analista de Inteligência de Mercado do Grupo Tracker, Frederico Augusto Lanzoni.

O estudo, que neste mês focou a categoria motocicletas, é resultado da parceria entre o Grupo Tracker e a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), referência na área de Gestão de Negócios.

Motocicletas

Apesar de, no geral, ter ocorrido uma queda no índice de roubos, a realidade foi diferente para os motociclistas. Em 2017, São Paulo registrou 15.990 roubos de motocicletas, aumento de 19%, em relação a 2016.

Para o Grupo, esta alta se dá por vários fatores. “Podemos citar o crescimento do mercado de motos e a maior utilização do veículo; a utilização de motos roubadas para prática de atividades ilícitas; a comercialização de peças no mercado paralelo dos desmanches; e a dificuldade dos criminosos em efetuar um furto por conta da tecnologia avançada dos modelos mais novos, levando-os a fazer uma abordagem direta ao proprietário do veículo”, analisa o coordenador do Comando de Operações do Grupo, José Resende.

O coordenador no Núcleo de Conjuntura Econômica da Fecap, Erivaldo Costa Vieira, acrescenta que, devido ao constante cenário de criminalidade, os motoqueiros estão adotando procedimentos de segurança e proteção, como a colocação de travas e alarmes. Além disso, tomam mais cuidado ao estacionarem o veículo. “Isso dificulta a ação furtiva do criminoso, que passa a buscar sua mercadoria de uma forma mais violenta, neste caso, por meio de roubo”.

O horário preferido dos bandidos para praticar o crime foi à noite (49,53%), seguido da madrugada (17,91%), tarde (17,30%) e manhã (14,86%). A cidade de São Paulo respondeu por 40,23% dos registros, seguida por Diadema com 4,99% e Osasco com 3,82%.

Entre os 10 bairros com maior registro de ocorrência na cidade de São Paulo, sete estão na Zona Leste da capital e três na Zona Sul.

O Boletim Econômico também destacou as avenidas e rodovias com maior número de ocorrências de roubo na cidade de São Paulo. A Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na Zona Oeste, seguida da Avenida Sapopemba, na Zona Leste, lidera o ranking.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO