Ultima atualização 19 de março

Porteiro Amigo do Idoso tem maior participação feminina

Programa do Grupo Bradesco Seguros registrava 6% do total de participantes mulheres em 2012. Hoje a presença feminina é de 20%

Sudeste – Entre os dias 20 e 22 de março, a cidade de São Paulo receberá uma nova turma do programa “Porteiro Amigo do Idoso”, iniciativa do Grupo Bradesco Seguros, que visa capacitar profissionais de portaria a oferecer soluções e cuidados adequados às necessidades de moradores idosos. Com metodologia de ensino desenvolvida pelo Senac RJ, as aulas – inteiramente gratuitas – serão realizadas entre 8h30 e 12h30, no bairro República – Av. Ipiranga, 313. Os interessados podem se inscrever pelo site ou pelo telefone (11) 3226-9780. Para participar do programa, o porteiro deve estar autorizado pelo síndico.

Desde que recebeu a primeira turma, em 2012, a capital paulista vem registrando crescente participação feminina. Se há seis anos elas representavam 6% do total, na atual fase (2017-2018) já são cerca de 20%.

Criado em 2010, a partir de pesquisa realizada pelo Grupo com cidadãos longevos do bairro de Copacabana, que apontou o porteiro como o “melhor amigo do idoso”, o programa “Porteiro Amigo do Idoso” está presente nos principais centros urbanos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, somando 3,3 mil profissionais capacitados. Na capital paulista, foram treinados 762 porteiros, já no interior do estado, que inclui as cidades de Campinas, Ribeirão Preto, Santos e Santo André, exatos 386 profissionais passaram pelo curso, o que totaliza 1148 porteiros capacitados em todo o estado.

A metodologia de ensino inclui uma vivência para que os alunos aprendam a se colocar no lugar dos idosos. Óculos para dificultar a visão, pesos nos pés e aparelho auricular, entre outros artifícios, são utilizados de forma que os porteiros sintam as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos.

População idosa

De acordo com o último censo demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, a população de idosos no Brasil (65 anos ou mais) era de aproximadamente 20 milhões de indivíduos, equivalente a cerca de 10% do total. Até 2050, a estimativa é que esse universo triplique, o que significa que, para cada grupo de dez pessoas, três serão idosas.

“O programa ‘Porteiro Amigo do Idoso’ faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros com ações que incentivem a conquista da longevidade com qualidade de vida, saúde e bem-estar. Além disso, essa iniciativa colabora para que os porteiros se tornem ainda mais amigos dos idosos. Queremos que eles entendam o processo de envelhecimento em todos os seus aspectos”, explica Eugênio Velasques, diretor do Grupo.

Em pesquisa realizada recentemente, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, o Grupo Bradesco Seguros apurou o impacto do programa sobre os moradores dos condomínios alcançados. Para metade dos moradores idosos ouvidos, os porteiros passaram a mostrar mais “respeito e atenção” no relacionamento com eles. Do total de moradores em geral, 78% afirmaram se sentir mais seguros sabendo que o condomínio possui profissionais preparados; 74% percebem que os porteiros estão mais cuidadosos com os idosos; e 72% passaram a ver a função de profissionais de portaria com mais importância.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock