Ultima atualização 06 de março

Mercado segurador quer assumir posição de destaque na sociedade

Encontro de Líderes reúne o primeiro escalão do mercado segurador para discutir as questões mais relevantes para o desenvolvimento do setor

23º Encontro de Líderes do Mercado Segurador – A abertura do 23º Encontro de Líderes do Mercado Segurador, realizado pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Privados (CNseg) em Foz do Iguaçu, contou com a participação dos presidentes de todas as federações do setor.

O presidente da entidade, Marcio Coriolano, destacou que o setor cumpriu o que se propôs a fazer em 2017, principalmente ampliando a comunicação com a sociedade através de novos canais de rádio e televisão no Youtube. Além disso, o crescimento de 6,6% registrado no último ano mostrou que o setor tem fôlego para se manter sempre acima do crescimento do PIB, que foi de 1%. Para 2018, Coriolano acredita que devamos ultrapassar novamente os dois dígitos.

João Francisco Borges da Costa afirmou que a Federação de Seguros Gerais, que ele preside, atuou em três frentes no último ano: no combate ao seguro pirata, no incentivo ao seguro auto popular e na regulamentação do seguro garantia.

O presidente da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida, Edson Franco, que 2017 comprovou a solidez do setor que, apesar dos solavancos continuou com forte nível de captação. “Precisamos agora nos preparar para novos mercados, como o de annuitties”.

Em saúde, que perdeu 3 milhões de segurados nos últimos três anos, o desafio é encontrar o equilíbrio entre as despesas médicas e os reajustes. A presidente da Federação Nacional de Saúde, Solange Beatriz Palheiros, afirmou que o mercado se preocupa com a falta de oferta de planos individuais e com a sua imagem. Ele acrescentou que apesar dos inúmeros esforços, o reajuste dos planos ainda deve continuar na casa de dois dígitos.

Marco Barros, presidente da Federação Nacional de Capitalização, ressaltou que a entidade conseguiu conversar com a Susep para discutir os novos marcos regulatórios da capitalização em 2018. “Nossa expectativa é consolidar o novo marco regulatório e efetivamente trabalhar muito na comunicação e na educação”.

Rodrigo Rodrigues de Aguiar, diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar, disse que é preciso conhecer os anseios e ouvir as propostas do setor. “Esta é uma obrigação do regulador”. Ele acrescentou que os últimos anos foram muito difíceis, com queda expressiva do número de segurados, mas que agora é um bom momento e oportunidade para olhar para dentro e ver a estrutura da regulação.

“Vamos trabalhar para brecar a escalada de custos do setor e para formar um modelo de remuneração dos prestadores de serviços, que permita maior flexibilidade das operações, implementando uma análise de impacto regulatório, para conferir previsibilidade e segurança jurídica ao setor fiscalizado”.

Por fim

Em sua fala, Joaquim Mendanha ressaltou o trabalho desenvolvido pela diretoria colegiada e pelo quadro técnico da autarquia em 2017, quando o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) acatou 14 votos da Susep em importantes resoluções, como as das famílias PGBL e VGBL, a do seguro popular de automóvel e a de meios remotos. Em 2017 a autarquia também editou mais de 20 circulares ao mercado supervisionado. Entre os próximos passos da Susep, Joaquim Mendanha destacou o marco regulatório da capitalização, que teve sua consulta pública encerrada no dia 11 de fevereiro e encontra-se em processo final de análise com previsão de conclusão para as próximas três semanas. Segundo ele, “uma nova fronteira para o segmento”.

Kelly Lubiato, de Foz do Iguaçu/PR
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock