Ultima atualização 26 de março

Mapfre Assistência dá dicas para quem vai viajar na Páscoa

Cuidados com equipamentos da casa e com o carro são essenciais para curtir o feriado com tranquilidade

A poucos dias da Páscoa, a Mapfre Assistência orienta sobre cuidados que as famílias devem ter com a casa e com o carro antes de pegar a estrada e curtir o feriado prolongado.

Para quem tem a preocupação de deixar a casa protegida e quer fazer uma viagem segura sem se incomodado, Almir Fernandes, CEO da companhia, lembra da importância de ficar atento a alguns detalhes antes de viajar. “Por exemplo, não se deve deixar as luzes acessas durante todo o período de ausência, pois podem chamar a atenção durante o dia, indicando que ninguém está na residência”, comenta.

É importante lembrar de retirar da tomada todos os aparelhos eletrônicos, evitando o desperdício de energia, danos de sobrecarga elétrica em caso de chuva e até riscos de incêndio. “Antes de viajar, é fundamental consumir o máximo de produtos e alimentos presentes na geladeira, uma vez que numa possível queda de energia eles podem estragar e causar mal cheiro na residência”, diz Fernandes.

Outra orientação do especialista é para os apaixonados em postar tudo nas redes sociais: “é fundamental tomar muito cuidado sobre o que será divulgado nas redes, para evitar que pessoas fora do círculo de amizade fiquem sabendo dos planos do passeio”.

Dicas para quem pretende pegar a estrada

Para quem irá viajar de carro, uma dica importante é fazer um breve check-list de itens de segurança que devem ser verificados antes de cair na estrada. “É preciso se certificar do funcionamento correto das luzes de sinalização, do nível dos óleos e fluidos, da condição das palhetas do limpador de para-brisa, do nível do combustível, da calibragem dos pneus e dos equipamentos de emergência, como triângulo de sinalização, as ferramentas de roda e macaco”, afirma Fernandes.

Além dessa checagem, é importante que o motorista pesquise previamente o caminho e veja qual será a melhor rota para a viagem. Vale também anotar o número da Polícia Rodoviária ou das concessionárias das rodovias utilizadas, pois em caso de emergência, será mais fácil e rápido conseguir ajuda.

Outras orientações:

Uso de celular: o celular só deve ser utilizado quando o veículo estiver estacionado. Enquanto o carro estiver em deslocamento, o aparelho pode ser utilizado somente na função GPS, desde que esteja devidamente fixado. Dirigir utilizando aparelho ou fones de ouvido é proibido. Esta é considerada uma infração média, com multa de R$ 85,14, além de custar 4 pontos na CNH*.

Bebida, fadiga e distrações: em caso de ingestão de bebidas ou de cansaço, prefira aguardar ou descansar até que passem os efeitos. O sono é uma condição perigosa para a direção e deve ser evitada.

Limites de velocidade: quanto mais rápido estiver o carro, menores as chances de prevenção de acidentes. Ficar atento aos limites de velocidade e respeitá-los é essencial. A 100 km/h, por exemplo, um carro percorre 28 metros em 13 segundos, o que equivale a sete veículos populares enfileirados, ou seja, qualquer manobra nesta velocidade se torna muito difícil.

Ultrapassagem: em regra, a ultrapassagem deve ser feita pela esquerda. O condutor deve certificar-se de que não há um veículo o ultrapassando no momento da manobra e indicar, com antecedência, mediante uso das setas, o que fará.

Transporte de crianças: o condutor deve estar atento aos equipamentos de segurança adequados à cada idade, peso e altura da criança. O uso de cadeirinhas é obrigatório desde 2008 para os pequeninos com até 7 anos e meio de idade. Mas vale lembrar que não basta colocar a criança na cadeirinha sem o cinto de segurança.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock