Ultima atualização 06 de março

Concentração no setor preocupa segurados brasileiros

lei

A notícia da compra do XL Group pela francesa Axa, numa transação da ordem de US$ 15,3 bilhões, nesta segunda-feira (5/3), criando um novo líder mundial em seguros de imóveis e acidentes, acendeu um sinal de alerta para empresários, investidores e segurados, uma vez que o Brasil ainda não tem uma lei que regulamente os contratos de seguro.

“A concentração do setor do seguro de grandes riscos, que acontece mundialmente, é mais um fator a tornar necessária a proteção dos empresários brasileiros, operadores e investidores, e de todos os segurados e beneficiários, mediante a urgente aprovação de uma boa lei de contrato de seguro que garanta arbitragens e vincule os resseguradoras internacionais aos seguradores locais”, destaca Ernesto Tzirulnik, presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Seguro (IBDS).

O IBDS foi o principal idealizador e incentivador do projeto de lei do contrato de seguro, que tramita no Congresso Nacional desde 2004. A proposta já passou por diversas alterações, a fim de aparar as arestas e diminuir os atritos com segmentos que eram resistentes à criação das normas. Atualmente o projeto está em fase avançada no Senado Federal, e pode ser aprovado e sancionado ainda esse ano. Para Tzirulnik, a notícia é uma oportunidade para refletir sobre a necessidade de uma lei brasileira para regular e gerar desenvolvimento para o setor e mais garantias para os segurados. “Uma lei que regulamente o contrato de seguros é boa para todos. O Brasil é um dos poucos países em desenvolvimento do mundo que ainda não tem uma lei de contrato de seguro. Temos de avançar para que o próprio mercado possa se desenvolver”.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO