Ultima atualização 06 de fevereiro

Auto: violência no DF aumenta preço do seguro em até 40%

O valor da proteção pode variar em até nove preços diferentes, com base na residência do condutor, afirma o sindicato dos corretores

carros

Centro-Oeste – O crescimento dos índices de furtos de veículos no Distrito Federal tem elevado os valores dos seguros automotivos. As apólices tiveram aumento de cerca de 20% em comparação com 2017. O Sindicato dos Corretores do Distrito Federal (Sincor-DF) calculou que os reajustes podem pesar até 40% no bolso dos consumidores.

O presidente da entidade, Dorival Alves de Sousa, afirma que o aumento da criminalidade foi fundamental na alta dos valores das apólices. “Os índices de furtos e arrombamentos são levados em conta pela seguradora, por isso, o custo aumenta. Por exemplo, um seguro, em Samambaia ou Taguatinga, provavelmente, terá um preço bem mais alto do que se o carro fosse do Cruzeiro”, declara. “Os indicadores de criminalidade fazem com que as seguradoras calculem o montante de acordo com o CEP de pernoite do veículo”, completa.

Profissionais da área afirmam que as pessoas, normalmente, procuram por seguros após terem danos causados aos seus automóveis. Completam que esse é um risco desnecessário que pode elevar os valores de reparação, principalmente quando outro carro está envolvido na colisão.

Os riscos aumentam ainda porque no Brasil é comum que as pessoas parcelem as prestações de seus veículos por mais de dois anos e, caso o veículo seja furtado nesse período, além da perda do carro, o condutor ainda irá arcar com os gastos previstos no contrato da compra. Além disso, a seguradora presta serviços de problemas do dia a dia com o veículo, como pneus furados e problemas mecânicos.

É preciso ter cautela

Apesar das vantagens, o consumidor precisa ficar atento em casos de seguros muito baratos em relação a média do mercado. Dorival explica que é preciso ter cuidado ao contratar o seguro. Segundo ele, há várias empresas que oferecem um serviço pirata por um valor bem mais barato, o que acaba atraindo o consumidor. Companhias ilegais oferecem serviços pela metade do preço. “É preciso que a instituição tenha registro e permissão do Ministério da Fazenda. Existe um mercado que é regulado.”

As empresas irregulares oferecem um valor simbólico a ser pago pelo beneficiário. Caso haja algum sinistro, a associação vai ratear entre todos os associados o valor necessário para cobrir o dano. “Isso não é legal, do ponto de vista empresarial. A operadora de seguro precisa ter reservas financeiras e um preço pré-estabelecido para cada beneficiário que dê conta de pagar os serviços necessários”, alega o presidente da Sincor-DF.

Fonte: Correio Braziliense

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock