Ultima atualização 20 de fevereiro

Roubos de cargas no Rio causam prejuízos de mais de R$ 600 mi

Em 2017 foram registrados 10.599 casos de roubo de cargas no estado, o que equivale a um crime a cada 50 minutos. Região mais afetada é a capital

cargas

De acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), em 2017 foram registrados 10.599 casos de roubo de cargas, o que equivale a um crime a cada 50 minutos e prejuízo de R$ 607,1 milhões. A região mais afetada é a capital, que concentrou mais da metade das ocorrências do estado.

Com base nesses números, Cyro Buonavoglia, presidente da Buonny, considera que alguns eixos devem ser trabalhados em conjunto para a redução das estatísticas.

“É preciso integrar todas as informações disponíveis no Brasil, órgãos públicos e privados, para que as Polícias possam atuar organizadas e com inteligência, cada uma dentro de sua jurisdição, visando o trabalho preventivo e atendimento das ocorrências informadas em tempo real”, diz o executivo.

“Um importante passo foi dado pelo Governo Federal com a publicação do Decreto 8.614, de 22 de dezembro de 2015, instituindo a Política Nacional de Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas para disciplinar a implantação do Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas. O objetivo é integrar informações no Sistema e ações através do Comitê Gestor desta Política, órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa vinculado ao Ministério da Justiça”, destaca.

Além disso, segundo Buonavoglia, é preciso endurecer a legislação penal relativa ao roubo e receptação de cargas para retirar de cena as quadrilhas especializadas no roubo e também os criminosos receptadores. “Estes representam o importante elo nesta cadeia criminosa e devem ser detectados e combatidos com muita inteligência”.

Gerenciamento de riscos

As tecnologias usadas por gerenciadoras de riscos são ferramentas fundamentais para as operações. De acordo com Buonavoglia, o importante é começar a gerenciar riscos para analisar e visualizar os benefícios o quanto antes. “Inclusive, motoristas autônomos estarão mais protegidos trabalhando em operações e transportes que tenham um PGR – Projeto de Gerenciamento de Riscos acompanhados por uma Gerenciadora de Riscos”.

O Projeto de Gerenciamento de Riscos é específico para cada cliente em função do perfil do transporte e viagem. O plano envolve veículo, tecnologia embarcada e de comunicação, redundâncias, macros de segurança, associação de iscas eletrônicas e escoltas, sensores e atuadores necessários, perfil do motorista, treinamentos técnicos e operacionais, origem e destino, roteirização, plano de viagem e jornada do motorista.

“Todos estes itens e seus detalhes são criteriosamente parametrizados pelo nosso conhecimento e experiência de mais de 20 anos em gerenciamento de riscos”, finaliza.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock