Ultima atualização 27 de fevereiro

Mercado de seguros é afetado pela intervenção no Rio

Setor de automóveis foi um dos que mais sofreu em 2017. Volume de roubos e furtos de veículos teve aumento de 16,6% em um ano

seguros

Desde o dia 16 de fevereiro, após decreto do presidente Michel Temer, a segurança pública do Rio de Janeiro está sob intervenção militar. A medida foi tomada para tentar diminuir os casos de violência no estado. O Instituto de Segurança Pública (ISP) registrou que, no ano passado, o volume de roubos e furtos de veículos cresceu 16,6% no estado fluminense, é o maior número desde 2003. Homicídios também aumentaram. São 36,7 assassinatos a cada 100 mil habitantes, de acordo com a instituição.

Os dados do instituto ainda revelam que, na capital, bairros como Engenho Novo e Botafogo registraram um aumento de mais de 95% em roubos ou furtos de automóveis. Esses números fizeram com que as seguradoras tivessem relutância na hora de fechar contratos. Com isso, muitos corretores apoiaram a medida de Temer.

Em entrevista ao jornal O Globo, o diretor-executivo da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), Julio Cesar Rosa, declarou que companhias do setor deixaram de trabalhar com pelo menos cinco bairros do Rio: Cavalcanti, Manguinhos, Sampaio, Pavuna e Rocha Miranda. E a negativa para novos contratos se estende a várias localidades da Região Metropolitana que ficam próximas a favelas. O preço calculado para a apólice pode ficar até 15% mais caro de acordo com o percurso do segurado.

“Se a estatística de roubo não cair, pode crescer a negativa (de aceitar o cliente) e haver um aumento considerável no valor do seguro, algo que não seria bom para ninguém. Infelizmente, as expectativas não são boas, os roubos continuam. A verdade é que a área de segurança do estado vem tendo dificuldade para atacar a bandidagem”, critica Rosa.

Mais de 200 roubos durante o carnaval

Jayme Torres
Jayme Torres

O assunto tornou-se pauta da imprensa no mês de fevereiro, somente durante o período do carnaval, foram mais de 200 automóveis roubados na cidade. O presidente do Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro (CCS-RJ), Jayme Torres, se pronunciou a respeito da intervenção. “Apoiamos porque algo precisava ser feito. A sensação de insegurança era enorme. Por esse aspecto, a intervenção foi positiva. Caso não tivéssemos essa interferência, necessitaríamos de outra providência. Como estava não poderia ficar”, declarou.

O roubo de cargas também é um problema para o estado. De acordo com dados da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), em 2016, foram 9.870 casos, o que representou 43% do total de cargas roubadas no Brasil. O Rio o único estado do País em que os transportadores cobram uma taxa adicional de entrega, denominada EMEX (Taxa de Emergência Excepcional). A tarifa foi criada para garantir novos processos de segurança ao embarque e tentar minimizar os riscos.

Outras áreas atingidas

Uma pesquisa realizada pelo G1 em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP e com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, entre os dias 21 e 27 de agosto de 2017, constatou que a cidade do Rio teve quase 10 vezes mais homicídios do que Londres no mesmo período. Foram 27 casos na capital fluminense contra três registros londrinos. No estado, segundo o ISP, até novembro de 2017, foram registrados 36,7 assassinatos a cada 100 mil habitantes. O número já foi o segundo maior registrado nos últimos sete anos.

Henrique Brandão
Henrique Brandão

Para o presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado do Rio de Janeiro (Sincor-RJ), Henrique Brandão, o positivismo é um dos fatores que podem ajudar o mercado segurador. “A minha mensagem é para que a categoria permaneça otimista em relação à melhora do quadro de violência. Com a medida militar, até dezembro, esperamos ter um upgrade dessa situação”, pondera.

O líder militar responsável pela intervenção é o general Walter Souza Braga Netto, 60, do Comando Militar do Leste, que está no exército há 43 anos. O oficial foi o responsável pela segurança do Rio durante as Olimpíadas de 2016. “Tenho um imenso respeito pelo General Braga Netto. Sinto plena confiança que essa interferência será a nossa recuperação”, animou-se Brandão.

A respeito da má fama que o estado pode ter após a repercussão dos casos calamitosos na mídia, o presidente do CCS-RJ, Torres, declarou que as seguradoras trabalham em cima de estatísticas. E que, depois de resolvido o problema, a situação irá se normalizar. “O Rio voltará a ser um mercado forte e explorado pelas seguradoras”, terminou.

Maike Silva
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock