Ultima atualização 11 de janeiro

Vitória recebe turmas do programa “Porteiro Amigo do Idoso”

Curso pioneiro de capacitação de porteiro para oferecer cuidados adequados a moradores longevos terá duas turmas no mês de janeiro na capital capixaba

Porteiro Amigo Idoso Bradesco Vitória ES

A cidade de Vitória receberá neste mês de janeiro, duas novas turmas do programa “Porteiro Amigo do Idoso”, iniciativa pioneira do Grupo Bradesco Seguros, que visa capacitar profissionais de portaria a oferecer soluções e cuidados adequados às necessidades de moradores idosos. Com metodologia de ensino desenvolvida pelo Senac RJ, as aulas – inteiramente gratuitas – serão realizadas nos dias 15, 17 e 19 de janeiro, e uma turma extra nos dias 22, 24 e 26 de janeiro, na capital capixaba. Os encontros, nos dois casos, irão ocorrer entre 8h 12h, no bairro Bento Ferreira – Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 2077. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (32) 3212 3329. Para participar do programa, o porteiro deve estar autorizado pelo síndico.

Criado em 2010, a partir de pesquisa realizada pelo grupo com cidadãos longevos do bairro de Copacabana, que apontou o porteiro como o “melhor amigo do idoso”, o programa está presente no s principais centros urbanos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, somando 3,1 mil profissionais capacitados. E no Espírito Santo, a participação feminina no programa se aproxima dos 25%, a maior entre as cidades alcançadas pelo curso de capacitação.

A metodologia de ensino inclui uma vivência para que os alunos aprendam a se colocar no lugar dos idosos. Óculos para dificultar a visão, pesos nos pés e aparelho auricular, entre outros artifícios, são utilizados de forma que os porteiros sintam as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos.

Dados

De acordo com o último censo demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, a população de idosos no Brasil (65 anos ou mais) era de aproximadamente 20 milhões de indivíduos, equivalente a cerca de 10% do total. Até 2050, a estimativa é que esse universo triplique, o que significa que, para cada grupo de dez pessoas, três serão idosas.

Em pesquisa realizada recentemente, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, o Grupo Bradesco Seguros apurou o impacto do programa “Porteiro Amigo do Idoso” sobre os moradores dos condomínios alcançados. Para metade dos moradores idosos ouvidos, os porteiros passaram a mostrar mais “respeito e atenção” no relacionamento com eles. Do total de moradores em geral, 78% afirmaram se sentir mais seguros sabendo que o condomínio possui profissionais preparados; 74% percebem que os porteiros estão mais cuidadosos com os idosos; e 72% passaram a ver a função de profissionais de portaria com mais importância.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock